Veterinários aguardam autorização para salvar animais em MG
A região de Brumadinho, afetada pelo rompimento da barragem, é riquíssima em espécies selvagens de vertebrados e invertebrados, plantas e árvores
Horas após o rompimento da barragem do Feijão, da mineradora Vale, na cidade de Brumadinho, Região Metropolitana de Belo Horizonte (MG), na última sexta-feira, 25, uma força tarefa reunida pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária de MG rapidamente se deslocou até o local para realizar o resgate dos animais atingidos pela tragédia e atolados nos rejeitos e lama.
A equipe composta pelos veterinários Carla Sássi, Arthur Nascimento, Thauan Carraro, Ana Liz Bastos, Laiza (sobrenome a confirmar), Bárbara França e Amélia de Oliveira e também pelos bombeiros civis e auxiliares veterinários Marilyn Nascimento, Carlos Eduardo, Bel Silva, Rodrigo Dias, Vitor Marques e Cesar (sobrenome a confirmar) está no local aguardando a autorização do Corpo de Bombeiros para dar início aos salvamentos.
Os profissionais estão trabalhando em conjunto com o Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil de Minas Gerais e com membros, biólogos e dois veterinários, de organizações contratadas pela Vale para auxiliar com os resgates e o manejo de animais. As equipes dedicadas às vítimas animais foram bem recebidas e estão recebendo suporte do Corpo de Bombeiros, recebendo água, lanches e toda a assistência.
Confira o final desta história e outras notícias inspiradoras sobre animais na ANDA (Agência de Notícias de Direitos Animais).