Depois de 45 anos, música cantada por Gil é revelada
Intitulada “Rato Miúdo”, essa música estaria no clássico álbum do cantor “Refazenda”, de 1975, mas foi censurada.
“‘Rato Miúdo’ foi censurada. Motivo: o refrão que reproduzia os dizeres do meu certificado de reservista do compositor da letra, o cineasta baiano Jorge Alfredo Guimarães; ‘por ter sido julgado incapaz, definitivamente, podendo exercer atividades civis’. Gil teve que retirar a música do show e do LP ‘Refazenda’, e não colocou nenhuma outra no lugar”, escreveu o compositor.
Guimarães conta que àquela época passou uma temporada no Rio de Janeiro com a família de Caetano Veloso e acompanhou as gravações do LP de Gil.
- Mumuzinho é internado no RJ ao ser diagnosticado com coronavírus
- Famosos infectados pelo coronavírus contam como é viver com o Covid-19
- Monumento no RJ com imagem de Gilberto Gil é pintado de cinza
“Se a gravação de ‘Rato Miúdo’ tivesse sido incluída em 1975 no LP ‘Refazenda’ provavelmente seria considerado o primeiro reggae brasileiro”, disse o cineasta.
Há pouco tempo, Gil voltou a chamar a atenção por seu estado de saúde atual. Mesmo após tantas internações e uma biópsia recente no coração, o cantor Gilberto Gil, de 73 anos, ainda encontrou inspiração para compor uma música para a cardiologista Roberta Saretta, que o tratou durante todo esse tempo.
O vídeo em que mostra ele cantando foi publicado no Instagram de Flora Gil, esposa do cantor, acompanhado da legenda: “Inspiração depois de tanto hospital. #obrigadatodososmedicos”. O post foi ao ar na noite deste domingo, 16.
Caso não consiga assistir acima, acesse este link.
“Ela mandou arrancar quatro pedacinhos do meu coração / Depois mandou examinar os quatro pedacinhos / Um para saber se há um depósito de proteínas esquisitas lá / Um para saber se as pequeninas são assassinas e podem matar / Um para saber se estou curado com os remédios que ela me deu / Um pra saber se estou errado de ter juntado meu destino ao seu”, canta Gil, enquanto toca o seu violão.
VEJA TAMBÉM: