Virada Sustentável: gastronomia no Mercadão
O Mercado Municipal de São Paulo, popularmente conhecido como Mercadão, é um dos locais que vai receber parte da programação da Virada Sustentável, evento que tom a cidade entre os dias 6 e 9 de junho. A programação da histórica construção no Centro foca na gastronomia, com oficinas e palestras, mas também dá espaço à musica e à moda.
Quem quiser aproveitar a Virada entre um pastel de bacalhau e um sanduíche de mortadela só precisa ficar de olho na programação a seguir, separada pelas diferentes localidades dentro do Mercadão. Como o espaço é fechado, as vagas são limitadas. para garantir a presença é só mandar um e-mail para [email protected].
[tab:Sala de Reuniões (mezanino)]
- Festival de Fotografia de Paranapiacaba será realizado no Cine Lyra de 5 a 8 de setembro
- Catraca Livre indica passeios para curtir os domingos em SP
- Festival das Marias no Brasil acontece no MIS, Teatro Sérgio Cardoso e O Mundo do Circo
- Confira as atrações infantis deste final de semana no ABC Paulista
Atividade: Palestra |Proteína: você precisa de carne? – Dr. Eric Slywitch – Médico nutrólogo
Palestra sobre o tema com o médico nutrólogo Eric Slywitch.
Quando: Sábado (8), das 09h às 10h
——-
Atividade: Palestra |Ferro e alimentação: tudo o que você precisa saber! – Dr. Eric Slywitch – Médico nutrólogo
Palestra sobre o tema com o médico nutrólogo Eric Slywitch.
Quando: Sábado (8), das 10h10 às 11h10
——-
Atividade:Oficina |Jardim Aromático Vertical – 5 Elementos
Em locais concretados, os Jardins Verticais são ideais para o cultivo de temperos e hortaliças. Existem vários modelos para realizar o Jardim Vertical, desde hortas verticais com garrafas PET até hortas em calhas e suportes de madeira. É uma tecnologia ideal para trabalhar com a melhor idade e em ambientes concretados. Venha saber tudo sobre isso nessa oficina.
Quando: Sábado (8) das 13h30 às 14h30
——-
Atividade: Palestra |Alimentação & Sustentabilidade– PMSP Supervisão Geral de Abastecimento
(aguardando detalhamento)
Quando: Sábado (8)das 15h às 16h30
——-
Atividade: Palestra |Valorização do ingrediente brasileiro com Claudia Mattos – Chef de Biogastronomia
Palestra sobre o tema com a chef de cozinha Claudia Mattos, do Café ZYM.
Quando: Domingo (9), das 9h às 10h
——-
Atividade:Workshop|Desperdício zero: a mágica do total aproveitamento de alimentos – Gastromotiva
O workshop ensinará aos participantes a utilizar toda banana verde em duas receitas diferentes. Com a polpa da banana será feita um delicioso nhoque de banana verde com molho ao sugo e carne louca que, ao invés de usar carne, utilizará a casca da banana. Uma receita que é uma delicia e não desperdiça nada!
Quando: Domingo (9), das 10h15 às 11h15
——-
Atividade:Oficina|Minhocas recicladoras – 5 Elementos (Infantil)
O minhocário é uma técnica de compostagem que utiliza minhocas para fazer a decomposição de resíduos orgânicos com maior rapidez, produzindo húmus e biofertilizante que funcionam como adubo para o solo. O minhocário pode ser feito no solo ou em caixas e é uma ótima solução para compostagem em apartamentos.
Quando: Domingo (9), das 13h45 às 15h
[tab:Mercado Gourmet]
Atividade:Alimentação |Almoço (optativo) Casa Jaya
É necessário fazer reservas pelo telefone: 11 2935-6987
Quando: Sábado (8) e Domingo (9), 12h às 13h30
[tab:Corredor Principal Mercadão]
Atividade: Música|Desfile|Brasil: a bola da vez ao som dos DJ’s Unidos (deficientes visuais)
DJ’s Unidos : Dupla de DJ’s com deficiência visual, formada por Camilla Harumi e seu marido, Anderson Farias. Eles se apresentam sob o título de DJ’s Unidos e tocam música eletrônica, buscando mostrar para a sociedade que as pessoas com deficiência podem estar em todo o tipo de local e atuando em todas as áreas.
Desfile: O tema deste ano do desfile é “Brasil: a bola da vez”. A ideia é que o público entenda que o Brasil não é feito apenas de futebol e carnaval, mas de arte, de cultura, de tradições. As peças feitas com matérias-primas de origem vegetal de nossas biosferas, feitas no Brasil, são às vezes, mais valorizadas pelo estrangeiro, que vê arte naquilo. A fim de mostrar o “outro lado”, o desfile mostrará: foto de extrativismo predatório que não são vistos pelo público, atrocidades contra a natureza, e a foto de rostos cansados de bolivianos que vem na ilegalidade e caem no trabalho sub humano nas confecções.
Quando: Sábado (8), das 14h30 às 15h
[tab:Salão de Eventos]
Atividade: Música |Orquestra Sustentável – Os Embatucadores
Os EMBATUCADORES apresentam performances musicais fazendo uso de materiais reutilizados como cabos de vassoura, baldes, colheres, lápis, garrafas e tambores que tem suas sonoridades exploradas até se tornarem divertidos instrumentos musicais. O grupo é formado por oito adolescentes, um sanfoneiro e o professor orientador do projeto na Escola Estadual Professor Flamínio Fávero na zona norte de São Paulo.
Quando: Sábado (8) das11h30 às 12h
——-
Atividade: Música|Harpa Sustentável com Celyh Rodrigues
O projeto denominado Harpas Sustentáveis nasceu em função de objeções da Receita Federal brasileira à importação do instrumento musical, pois o imposto de importação tem a alíquota estabelecida em 60% do valor da harpa, mais custos com desembaraço aduaneiro, inviabilizando assim, qualquer possibilidade do músico ter acesso ao instrumento, no Brasil. Celyh Rodrigues é consultora em sustentabilidade, é palestrante, apresentadora de programa em webTV e pesquisadora em Design Thinking e Negócios Criativos. Também é graduada em Administração de Empresas pelas Faculdades Associadas Tibiriça (Mosteiro de São Bento).
Quando: Domingo (9), das 11h30 às 12h