Virada Sustentável: mutirão social organizado por rede social terá ação centro
A Virada Sustentável terá Mutirão Social organizado pela Rede Social do Centro, no dia 30, a partir das 10h. A nova edição da Rua Cidadã contará com diversos atendimentos, todos gratuitos, além do plantio de 200 mudas de flores ornamentais e uma unidade da árvore Pau-brasil, cedidas pela Secretaria do Verde e Subprefeitura da Sé, que será realizado por 50 pessoas atendidas pelo projeto De Braços Abertos, nos canteiros da Rua Barão de Itapetinga, local do evento.
Após o plantio, os ex-dependentes atendidos pelo projeto da prefeitura vão se apresentar no palco central e além de ajudar na zeladoria urbana no dia.
A Rua Cidadã contará com mais de 400 voluntários de todas as áreas, que prestarão serviços diversos às pessoas em situação de vulnerabilidade social e à comunidade local.
O mutirão vai oferecer uma série de serviços gratuitos à população em situação de rua, moradores da região e às pessoas que circulam pelo centro. A ação terá atendimento ambulatorial, exames preventivos de saúde, emissão de documentos, como RG (1ª via) e Carteira Profissional, corte de cabelo, atividades lúdicas com crianças, orientação jurídica, atendimento do Ministério Público Federal e da Defensoria Pública Estadual.
- A magia natalina chega ao Central Plaza Shopping com decoração “Cultivando o Natal” e Papai Noel
- Centro Cultural São Paulo recebe temporada de reestreia de“COMUM” do Grupo Pandora de Teatro
- INSS oferece 1.440 vagas de BPC em julho; veja quem pode se candidatar
- Liceu de Curitiba abre 1.531 vagas em cursos gratuitos de férias
Duas tendas farão o apoio às famílias. Uma delas será de acolhimento para familiares e dependentes de drogas que buscam atendimento e vagas para internação. Em outra tenda, profissionais e conselheiros vão orientar sobre o combate e enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes, com disponibilização de cartilhas e encaminhamento de denúncias.
A Rede Social do Centro nasceu em 2010, a partir da articulação da sociedade civil organizada de diversos bairros da região central em torno da necessidade de suprir a alta demanda de questões sociais da cidade. A iniciativa tem como principal objetivo incluir socialmente a população em situação de rua que circula pelo centro e oferecer serviços para a comunidade local em ações integradas.
Mais sobre a Virada