Aplicativo ajuda vítimas de abuso no metrô a pedirem ajuda com mensagem automática e sirene
https://youtu.be/hEAug4PD-eA
Os casos de abuso sexual contra mulheres no trem e no metrô ocorrem em todo o mundo. No vídeo acima, é um caso no China, flagrado em vídeo. Em São Paulo não param de acontecer e a todo instante as redes sociais ganham novos depoimentos desoladores de quem passou pela terrível experiência. Como nada realmente efetivo parece estar sendo feito para que isso pare de ocorrer, a tecnologia pode ser uma ótima aliada.
- Vagas de emprego serão ofertadas no Metrô; saiba quando
- Seja voluntário e ajude as vítimas da tragédia no litoral de SP
- Saiba como ajudar as vítimas das chuvas no litoral paulista
- Carnaval: importunação sexual é crime; saiba como denunciar
O aplicativo “Help Me” (em tradução literal, “Ajude-me”) ajuda a pedir socorro de maneira objetiva. Ele manda automaticamente mensagens para as centrais de atendimento dos transportes e também emite um som de sirene para ajudar a vítima a pedir socorro.
Disponível gratuitamente para iOS e Android, a ferramenta permite que a usuária insira o número do carro em que se encontra e envie rapidamente SMS para o metrô ou para a CTPM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). Outra opção possibilita que sejam enviados relatos mais detalhados inserindo número da linha, sentido, a estação da próxima parada, o número do carro e ainda as características do infrator responsável pelo abuso.
O aplicativo também permite fazer denúncias de outros problemas como furtos, assento preferencial desrespeitado, comércio ilegal, pregação religiosa, vandalismo, som alto, ar condicionado desligado, entre outras situações que, infelizmente, podem ocorrer.