Seja voluntário e ajude as vítimas da tragédia no litoral de SP
Estudantes e profissionais de saúde, psicólogos e pessoas mão na massa estão sendo requisitadas
A tragédia que as fortes chuvas causaram no litoral norte de SP exige a necessidade de voluntários para trabalharem no local. Com dezenas de mortos e milhares de desabrigados, a região precisa de ajuda.
A ONG Atados, que mobiliza pessoas para contribuírem e serem voluntárias em situações como essa, está com vagas abertas para profissionais de saúde, psicólogos e ajudantes em geral que queiram ajudar na reconstrução do litoral norte de SP, além de dar suporte às vítimas.
Veja abaixo:
Voluntários mão na massa
O cenário de destruição deixado pelas tempestades exige ajudantes mão na massa que possam contribuir com a reconstrução da região.
Disponibilidade de apoio com: demandas mão na massa; transporte de itens de doação; logística das demandas locais; distribuição de alimentos; limpeza de abrigos.
Pré requisitos: estar na região de São Sebastião ou ter disponibilidade para se deslocar até a região de São Sebastião e também ter local para se hospedar; ter disponibilidade para realizar o trabalho por 5 dias na região. OBS: Para atuação em um território afetado, é importante ir preparado, até para não sobrecarregar a estrutura de São Sebastião.
Psicólogos e psicólogas
O Atados, em parceria com a rede Gerando Falcões, abriu um chamado emergencial para psicólogos(as) colaborarem voluntariamente com atendimentos presenciais e orientações à população atingida pelas chuvas na região de São Sebastião.
Psicólogos(as) mobilizados ficam responsáveis por:
- Acolher e oferecer escuta às pessoas da comunidade, vítimas da tragédia, utilizando as eventuais abordagens clínicas e técnicas que dominar;
- Realizar os primeiros socorros psicológicos, auxiliando nas necessidades emocionais básicas;
- Colher informações com atores locais e/ou assistentes sociais sobre os casos (atuação interdisciplinar);
- Mostrar interesse pelo bem-estar psíquico das pessoas envolvidas no local, sejam vítimas, demais voluntários, agentes públicos, etc.;
- Realizar intervenções individuais ou grupais no local;
- Fazer o registro de dúvidas e demandas que surgirem dos atendidos sobre outros temas (sem ser saúde mental) e repassar para pessoas que possam solucionar (assistentes sociais, agentes públicos, etc.);
Para isso, é necessário estar na região de São Sebastião ou ter disponibilidade para se deslocar até a região de São Sebastião e também ter local para se hospedar.
Equipe de prevenção
A ONG também mobiliza profissionais e estudantes da área da saúde para a conscientização de famílias em situação de vulnerabilidade, após as chuvas no litoral norte de SP
Os voluntários irão conversar com os moradores do território e apoiar na distribuição de galochas de luvas de proteção.