6 brincadeiras para fazer com crianças sem usar brinquedos

Brincadeiras simples, como "Pedra, Papel e Tesoura", sempre fazem sucesso com as crianças.
Brincadeiras simples, como “Pedra, Papel e Tesoura”, sempre fazem sucesso com as crianças.

Brincar faz bem à criança, estimula criatividade, desenvolvimento, raciocínio, além de garantir bons momentos de diversão. Nem sempre é necessário um brinquedo ou de uma brincadeira mais elaborada para fazer uma criança se distrair e se divertir. É o caso das brincadeiras com as mãos, sons vocais ou adivinhação!

Ideais para serem feitas com dois ou mais participantes, essas brincadeiras são simples e contam com a participação ativa da criança. Elas podem ser feitas a qualquer momento, em casa, no carro, enquanto se espera para ser atendido em um consultório médico, e até mesmo antes de dormir.

As crianças precisam ter, no mínimo, dois anos para poderem compreender e participar precisamente deste tipo de brincadeira.

Confira as dicas abaixo!

1 – Luta de dedões 

Brincadeira feita entre duas pessoas, onde cada uma estica um de seus dedões. Com as mãos entrelaçadas, começa-se a luta! Cada um tem que pegar o dedão do outro. É uma brincadeira simples e que garante boas risadas.

2 – Que barulho (som) é esse?

brincadeira_barulho
Brincar de imitar e adivinhar sons diverte qualquer criança.

Essa brincadeira pode ter dois ou mais participantes. Uma pessoa faz um som com a boca, mãos, ou dedos, e a outra tem que tentar descobrir o que é. Os pais e os filhos se intercalam nas vezes de fazer o som e na adivinhação. O som pode ser de animais, barulhos da natureza, ou de qualquer coisa que a criatividade permitir no momento.

3 – Não pode piscar!

Uma brincadeira rápida, porém engraçada e que pode ser repetida várias vezes. A regra é um ficar olhando fixamente no olho do outro e quem piscar primeiro, perde.

pedra_papel_tesoura_2
A tesoura corta o papel, o papel embrulha a pedra e a pedra quebra a tesoura.

4 – Pedra, papel e tesoura! 

Brincadeira tradicional também conhecida como joquempô. Os participantes ficam um de frente para o outro e, ao mesmo tempo, jogam uma das mãos para frente representando um dos três símbolos: pedra (mão fechada), papel (mão aberta) ou tesoura (dedos indicador e médio estendidos). A regra para saber o vencedor é a seguinte: a pedra ganha da tesoura (porque a quebra), a tesoura ganha do papel (porque o corta), e o papel ganha da pedra (porque a embrulha). Em caso de os participantes mostrarem o mesmo símbolo, acontece um empate e se joga outra vez até desempatar.

5 – Em que mão está?

Vale pegar qualquer objeto que está à vista no local, como uma bolinha de papel, um anel, uma borracha, ou qualquer coisa que caiba bem em uma mão fechada. A brincadeira se consiste somente em segurar firme o objeto em uma das mãos, de forma que o outro participante não veja, e pedir para ele adivinhar em qual mão está.

6 – Duelo de mãos

Outra brincadeira simples e que diverte as crianças. A regra é ficar palmas das mãos de um em cima das palmas das mãos do outro. Quem estiver com as palmas das mãos viradas para cima, precisa tentar tirá-las rapidamente e tocar em uma mão, ou nas duas, do outro. E quem está com as mãos viradas para baixo, precisa tentar tirá-las rapidamente para não ser tocado.

Veja mais:

Com informações de Mãe Sem Fronteiras.

1 / 8
1
02:28
Quais são os sintomas que são gerados pelo estresse?
Com a correria do dia-a-dia somos facilmente pegos pelo estresse. E o nosso corpo indica sinais de que estamos fisicamente …
2
03:52
Surge o BolsoLula: os mesmos vícios da velha política brasileira
No vídeo, o jornalista Gilberto Dimenstein explica o conceito da expressão 'BolsoLula' e analisa as consequências da interferência política exercida …
3
04:15
Como os Beatles mudaram minha vida: parte 1
Como seria o mundo sem a inovação e energia que a música ganhou pós-Beatles. Imaginou? E se as pessoas também …
4
03:02
Jair Bolsonaro é louco, ignorante ou irresponsável?
O presidente Jair Bolsonaro fez um pronunciamento nesta quarta-feira, 21, apontando que ONGs poderiam estar por trás das queimadas na …
5
04:12
Netflix: ‘The Family- Democracia Ameaçada’ revela grupo secreto
A minissérie "The Family: Democracia Ameaçada", que pode ser vista na Netflix, mostra questões que te farão pensar em uma …
6
02:29
Operação Lava Jato ignora repasse suspeito de Paulo Guedes
Uma reportagem publicada pelo jornal Folha de S. Paulo mostra que a Operação Lava Jato poupou o ministro da Economia, …
7
02:40
Partículas de queimadas são encontradas em água de chuva em SP
O fenômeno que atingiu São Paulo na última segunda-feira, 19, e transformou o dia em noite em diversas regiões do …
8
03:36
Nem os eleitores de Bolsonaro concordam com a indicação de Eduardo
Em meio às polêmicas que dão o tom nos primeiros oito meses do governo Bolsonaro, uma pesquisa recente mostra que …