A jornada de uma fotógrafa por 25 pontos turísticos da França

A francesa Maia Flore passou por monumentos, museus e castelos com o objetivo de dar um olhar contemporâneo, por vezes surreal, aos lugares

20/05/2014 14:32 / Atualizado em 06/05/2020 16:09

Durante 66 dias, a fotógrafa Maia Flore viajou pela França, indo de uma extremidade a outra do país. Ela visitou 25 locais, incluindo castelos, museus, igrejas e parques, e fez deles seus cenários.

O resultado da viagem de 5600 km é a série fotográfica “ImagineFrance”. O projeto foi encomendado por organizações francesas de turismo e promoção cultural. Flore foi convidada para visitar e registrar monumentos com um ponto de vista contemporâneo – e com certa dose de surrealismo. Agora, vai exibir o trabalho no exterior até 2017.

Confira algumas das imagens abaixo. Para mais fotos, veja também a página com a íntegra do projeto.

O espelho d’água, Bordeaux

 
 

O maior espelho d’água do mundo, com 3450 metros quadrados, fica em Bordeaux. Criado em 2006 como um local para relaxar, ele atrai crianças brincando em trajes de banho e adultos fazendo piqueniques. À noite, reflete as luzes da cidade.

Pic du Midi

 
 

A uma altitude de 2.877 metros, o Pic du Midi tem uma vista panorâmica dos Pirineus. Às 19h o teleférico para de funcionar e tudo que se vê são estrelas para todos os lados. Do observatório é possível alcançar os anéis de Saturno.

Termas de Mont-Dore, Auvergne

 
 

Situada a 1050 metros de altura, no coração da cidade, a casa de banhos existe desde os tempos romanos e foi construída em volta das nascentes termais. O estilo bizantino de arquitetura e decoração reflete esse passado.

Ópera Real de Versailles

 
 

Em Versalhes, há obra-prima sobre a obra-prima. Desde os jardins até o palco que já recebeu as maiores apresentações do país.

Château du Haut-Koenigsbourg

 
 

A fortaleza medieval tem vista para toda a Alsácia no seu ponto mais alto. O castelo tem um calabouço, uma ponte levadiça e uma sala de armas e armaduras.

MuCEM, Marseille

 
 

Inaugurado em junho de 2013, o museu se abre para o Mediterrâneo. Propõe a seus visitantes uma viagem através de tempos, mares e povos.

Château de Blois

 
 

Como uma antiga residência de sete reis e nove rainhas da França, Blois simboliza a vida da corte durante o Renascimento. Por trás dos painéis de madeira da câmara ao lado dos aposentos da rainha se escondiam obras de artes e outros tesouros. Hoje, atrás das portas há história.

Via My Modern Met.