Como tirar manchas de roupas com mais de 20 receitas infalíveis
Aprenda como deixar suas peças livres de manchas de café, vinho, batom, gordura e muitos outros tipos de sujeira
Assim como pagar boletos, cuidar das plantas e aprender a fazer feijão, descobrir como tirar manchas de roupas é uma tarefa inevitável quando se atinge a idade adulta.
Mais do que remover vinho, café, chocolate, tinta ou maquiagens das peças, é necessário entender como fazer isso sem manchá-las ainda mais.
Alguns tipos de sujeiras são bem mais fáceis de serem limpados do que imaginamos, por isso, é essencial aprender os métodos apropriados de como tirar manchas específicas das roupas.
Tome muito cuidado com as receitas caseiras que bombam na internet, pois, apesar de prometerem milagres, podem danificar ainda mais suas roupas e deixá-las arruinadas para sempre.
Para ninguém nunca mais entrar em pânico ao derrubar qualquer sujeirinha na roupa, a Catraca Livre Estilo vai ensinar como tirar manchas comuns com ingredientes que você com certeza tem em casa.
Pega o papel e a caneta, e anota aí!
- Sangue
Se a mancha está fresca, uma simples lavagem com água e sabão já é suficiente. Caso ela persista, deixe a peça de molho por alguns minutos em um recipiente com água com gás.
Para sujeiras que já secaram, uma Aspirina amassada e misturada em água, uma porção de água oxigenada 10 volumes ou de vinagre branco dão conta do recado. Caso nenhum dos métodos deem certo, coloque um pouco de sal sobre a mancha úmida e esfregue.
- Gordura ou graxa
O quanto antes, polvilhe talco ou amido de milho sobre a gordura e deixe em repouso por 24 horas. No dia seguinte, lave a mancha com água quente e detergente, e prossiga a lavagem normalmente.
Se a sujeira não sair, utilize uma escovinha embebida em benzina para esfregar a sujeira, evitando ao máximo o contato com a pele.
No caso da graxa, esfregue um pouco de manteiga na região, para deixá-la mais fresca e mole, e siga as instruções mencionadas acima.
- Café ou chá
Assim que cair café na sua roupa, lave a região afetada com água bem quente, para dissolver o pó. Caso a mancha esteja em um lugar de difícil acesso para ser esfregada, use um cubo de gelo e agilizará esse processo.
Manchas secas são mais chatas de serem removidas, mas não impossíveis. Umedeça o tecido com água quente e coloque uma colher de café de bicarbonato de sódio sobre a sujeira. Após alguns minutos, lave a peça normalmente.
- Suor ou desodorante
Para manchas de suor ou de desodorante, as receitas não mudam! Misture duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio a uma de limão, acrescentando mais ou menos líquido até formar uma pasta.
Com uma escovinha, esfregue a mistura nas áreas com manchas e deixe agir por uma hora. Depois, mantenha a roupa em uma bacia com água norma e sabão de coco por 1h30 e lave normalmente.
Se a sujeira permanecer no tecido, repita o processo e substitua a última etapa por uma lavagem da peça em uma bacia com três colheres de vinagre branco diluídas em um litro de água morna.
- Caneta ou canetinha
Um simples pedaço de algodão embebido em álcool é suficiente para remover manchas de caneta. Quando a tinta estiver úmida, utilize um pedaço de papel toalha para absorvê-la.
Caso a sujeira não saia, coloque uma folha de papel por baixo do tecido, aplique leite quente sobre a mancha e posicione outra folha sobre ela, repetindo esse processo do “sanduíche” quantas vezes forem necessárias.
- Vinho
Foi curtir uma noite de vinhos com os amigos e se molhou todo? Não se preocupe!
Assim que a bebida cair na sua roupa, pressione a área afetada com um guardanapo para não permitir que a mancha aumente. Imediatamente depois, faça uma espuma na palma da mão com água e sabão, e aplique na região.
Quando chegar em casa, coloque uma colher de sopa de sal sobre a mancha, lavando-a após 5 minutos. Para terminar de remover o vinho, aplique uma mistura de bicarbonato de sódio com água quente e deixe agir por 20 minutos.
- Chocolate
Para remover o excesso de sujeira, mantenha a peça no freezer por uma hora. Depois, raspe todo o chocolate endurecido e lave a roupa no avesso com detergente e água quente.
- Molho de tomate
Como comer uma bela macarronada e não se lambuzar, não é mesmo?
Para limpar molho de tomate, basta colocar 3 colheres de sopa de vinagre branco sobre a mancha e deixar de molho por 30 minutos. Em seguida, lave a peça com detergente e água fria.
- Mofo
Tecidos que permanecem muito tempo guardados podem adquirir manchas de mofo, produzidas por fungos, que são removidas com a aplicação de uma mistura de vinagre branco e suco de limão.
Para finalizar a limpeza, deixe a peça de roupa no Sol por algumas horas e lave separadamente com sabão neutro.
- Ferrugem
Manipular objetos metálicos ou manter zíperes e botões úmidos podem gerar manchas de ferrugem no tecido.
Para limpá-las, aplique uma mistura de suco de limão com sal sobre a área suja e deixe quarando no Sol sobre uma bacia com água. Quando a peça começar a perder a umidade, enxágue bem.
- Maquiagem
Manchas de sombras, blushes, bases ou corretivos podem ser solucionadas tanto com álcool quanto com vinagre branco.
Coloque uma folha de papel toalha do lado de dentro da peça e, com um algodão embebido em um dos líquidos, pressione a sujeira até removê-la por completo.
Se a mancha persistir, troque o álcool ou o vinagre por um demaquilante sem óleo, seguindo as mesma recomendações.
No caso dos batons em roupas brancas, utilize acetona na limpeza. Se o tecido for colorido, a melhor opção é passar um cubo de gelo sobre a mancha e limpá-la com água e detergente neutro em sequência.
- Esmalte
Assim como com as unhas, o esmalte é melhor removido com um pedaço de algodão umedecido em acetona. Essa técnica, no entanto, só deve ser utilizada em peças sem cor.
No caso de roupas coloridas, aplique óleo de banana para dissolver o produto e, em seguida, lave a mancha com detergente. Se a sujeira não for removida por completo, deixe a peça de molho em água com bicarbonato de sódio e, para finalizar, lave-a normalmente usando detergente neutro.