Descoberto um vírus espião que acessa mensagens do WhatsApp
Pesquisadores de segurança na web descobriram um software espião capaz de roubar mensagens do WhatsApp de telefones Android. O malware, apelidado de Skygofree, consegue até mesmo ligar o microfone do aparelho e gravar o som ambiente.
A aplicação maliciosa conecta a vítima em uma rede Wi-Fi admistrada por hackers e espia registros de chamadas, eventos de calendário, dados de geolocalização e consegue inclusive tirar fotos do usuário.
A descoberta do software é particularmente preocupante devido à sua capacidade de gravar mensagens criptografadas do WhatsApp. O spyware pode ler as mensagens exibidas na tela através do recurso de Acessibilidade do Android.
- Estudo britânico revela que o consumo desta vitamina reduz o risco de câncer no intestino
- Esta proteína reduz o risco de doenças cardíacas em 27%
- Entre sabores e vinhos: Abbraccio promove experiência de menu harmonizado a partir de R$ 139
- Gol e Latam alteraram as regras de bagagem recentemente; você já está por dentro?
De acordo com a empresa de segurança Kaspersky Lab, esse é um dos vírus mais poderosos já descobertos e acredita-se que ele tenha sido desenvolvido por uma empresa de TI italiana.
Sites falsos de empresas de telefonia têm sido usados para disseminar o programa malicioso. Geralmente, os criminosos disponibilizam um arquivo para download que promete melhorar a conexão com a internet e assim contaminar o dispositivo do usuário.
- WhatsApp faz teste para barrar correntes entre contatos
- Golpe no WhatsApp com vaga falsa de emprego atinge 1 milhão de usuários
“O malware é muito difícil de identificar e bloquear e os desenvolvedores por trás do Skygofree usaram claramente isso para sua vantagem: criar e desenvolver um implante que possa espiar extensivamente os alvos sem suscitar suspeitas”, disse Alexey Firsh, analista de malware da Kaspersky.
Até agora a aplicação não foi encontrada em aplicativos da Google Play Store, mas vale aquele cuidado na hora de instalar qualquer app em seu aparelho.