Marca cria roupas utilizando materiais que iriam para o lixo
A Dirtball é uma marca norte-americana que se especializou na fabricação de roupas feitas com material reciclado. Reaproveitando produtos como garrafas plásticas, poliéster e algodão reciclado, os designers da empresa criam camisetas, camisas, bermudas, calças, blusas, meias, bonés e jaquetas.
O principal conceito da Dirtball é o reaproveitamento de materiais que iriam para o lixo. Por exemplo, a partir de sete garrafas plásticas, eles conseguem confeccionar algumas camisetas, ao mesmo tempo em que colaboram com o meio ambiente. A marca garante que o tecido obtido através do plástico tem uma durabilidade enorme, até mais do que o algodão comum.
- Materiais escolares podem ficar até 30% mais caros em 2022
- Como separar o lixo com segurança em tempos de coronavírus
- Peças a partir de R$ 2,99: oportunidades para economizar no Brás
- Capa de chuva é feita de garrafas plásticas recicladas
Com o projeto, o impacto ambiental é reduzido drasticamente. Por exemplo, a cada cem mil camisetas confeccionadas, a marca economiza 916 mil litros de água limpa, em comparação aos processos fabris comuns. Além disso, com a redução do plantio de algodão, há uma melhora na poluição do ar e na economia de água.
Outra ideia criada pela Dirtball é um sistema de desconto para os clientes que comprarem bermudas de PET. Quando a peça fica desgastada, a pessoa pode devolvê-la à loja e ter um desconto de 20% na compra da próxima roupa. Com isso, eles reciclam o tecido antigo para a fabricação de novos shorts, camisetas, entre outros.
A grande novidade da marca é uma jaqueta de inverno, feita com 50 garrafas plásticas. O modelo ainda não está disponível para compra, mas os interessados podem apoiar o projeto através do Kickstarter.
Via Ciclo Vivo