Marca de roupas ajuda mulheres vítimas de violência a sorrir

Animale lança linha de camisetas cujas vendas serão revertidas para projeto de tratamento odontológico gratuito para corrigir danos causados por agressões

Em parceria com qsocial
27/11/2018 12:57 / Atualizado em 28/11/2018 14:48

Atos violentos destroem trajetórias de vida. Porém, ainda bem que existem iniciativas para corrigir os males que eles causam. O marketing social não fica fora dessa. E encontra maneiras muito criativas de apoiar certas causas. Como uma marca de roupas femininas que lançou uma campanha para ajudar a devolver o sorriso a mulheres vítimas de violência.

Essa campanha foi selecionada pelo “Causando”, do projeto Mestres da Criatividade, da Catraca Livre – elegemos as mais criativas publicidades com causa.

A marca Animale passou a comercializar um modelo de camiseta cujas vendas serão 100% revertidas para um projeto social que oferece tratamento odontológico gratuito a mulheres que tiveram sua dentição afetada por agressões físicas.

Quem realiza esse atendimento são dentistas voluntários da Turma do Bem (TdB). Trata-se de uma Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) fundada pelo dentista Fábio Bibancos. Desde 2002, ela oferece tratamentos odontológicos gratuitos a crianças e adolescentes de baixa renda.

Em 2012, a organização criou o projeto Apolônias do Bem. Por meio dele, uma rede de 17 mil profissionais já ajudou mil mulheres cisgênero e transgênero de todo o país a recuperar a plenitude de seus sorrisos.

O nome dessa iniciativa foi inspirado em Apolônia de Alexandria, personagem histórica que morreu em 249 d.C. Ela foi presa e torturada. Seus dentes foram arrancados.

A crise econômica provocou uma redução nos tratamentos oferecidos pelo Apolônias do Bem. As agressões a mulheres, no entanto, continuaram a crescer no Brasil. O número de feminicídios, por exemplo, aumentou 6,5% de 2016 para 2017, segundo levantamento feito pelo portal G1.

Norteada pelo princípio do empoderamento feminino, a Animale resolveu, então, contribuir para a causa. Em 5 de novembro, lançou a campanha “Mais um Sorriso”, elaborada pelos profissionais de criação da própria empresa. Não houve a contratação de uma agência externa para esse projeto.

São 5.000 camisetas, vendidas a R$ 298 nas lojas da marca e em seu e-commerce. Do total de peças, 600 serão adquiridas pela própria Animale, em nome de toda a sua equipe.

Para potencializar o alcance da ação, várias personalidades protagonizam vídeos da campanha: Ágatha Moreira, Julia Anquier, Lan Lan, Lívia de Bueno, Lu Grimaldi, Luciana Braga, Monalysa Alcântara, Mônica Martelli, Rafa Brites e Zezé Motta. Nos vídeos, são apresentados casos de vítimas que foram apoiadas pelo Apolônias do Bem.

A modelo Monalysa Alcântara, vencedora do concurso Miss Brasil 2017, também integra a campanha em prol das mulheres vítimas de violência
A modelo Monalysa Alcântara, vencedora do concurso Miss Brasil 2017, também integra a campanha em prol das mulheres vítimas de violência - Divulgação/Animale

As beneficiárias do programa são selecionadas por meio de triagens, nas quais passam por um rápido exame oral, não invasivo, e respondem ao OHIP (Perfil de Impacto de Saúde Oral, na sigla em inglês). Trata-se de uma ferramenta científica que mede o impacto da saúde bucal na qualidade de vida de uma pessoa.

São priorizadas as mulheres com problemas odontológicos mais graves e OHIP mais alto, que sustentam a família e retomaram os estudos ou fazem cursos de capacitação profissional.

Leia também: Comercial de cerveja mostra que excesso de álcool é ‘broxante’