Protesto na rede
O que seria do mundo – ou ainda, da sua vida – sem as oportunidades oferecidas pela internet? Ainda que o poder da rede tenha desequilibrado dezenas de mercados tecnológicos nos últimos anos, não há como negar sua principal colaboração para a sociedade: o acesso livre.
Contra isso, nasceu a Sopa (Stop Online Piracy Act – em tradução, Lei de Combate à Pirataria Online). Sua “luta” desencadearia o fim dos downloads de música, cinema e outros tantos que permitem o aproveitamento da rede.
Em combate ao pesadelo, o Wikipedia (em inglês), Tumblr, Reddit, WordPress, Mozilla e Cheezburger anunciaram que estariam fora do ar naquela quarta-feira, 18. A ideia, segundo Jimmy Wales – fundador da Wikipedia -, é impedir um “precedente assustador de censura à internet”.
- Eleições 2018: lista de fake news que circularam nas redes
- Wikipedia entra na guerra contra notícias falsas
- Muçulmanos se mobilizam nas redes contra extremismo
- Nas redes sociais, mulheres recebem ameaças de estupro por defenderem feminismo
Como proceder diante de casos como esses que, com ou sem a sua concessão, influenciam diretamente a sua liberdade de expressão? Enquanto o Congresso dos EUA está considerando a legislação que pode mudar a internet para sempre, podemos no mínimo, indignarmos e, no máximo, mobilizar-nos.
Entenda tudo: