Wikipedia entra na guerra contra notícias falsas

Por: Redação
Reprodução / Wikitribune
Fundador do Wikipedia, Jimmy Wales lança jornal online

As notícias falsas estão por toda a parte e são uma grande praga da internet. Vários veículos, incluindo o Catraca Livre, e gigantes da comunicação e internet como Google e Facebook têm lutado contra a disseminação de boatos que se espalham rapidamente visando lucro ou fins políticos, denegrindo pessoas e instituições.

O Wikipedia acaba de se juntar à luta contra as notícias falsas. Fundador da enciclopédia virtual, Jimmy Wales anunciou nesta terça-feira, 25, o lançamento de uma ferramenta que deverá combater boatos, o jornal online Wikitribune, a ser lançado em maio.

A nova plataforma terá acesso gratuito e nenhuma propaganda, dependendo totalmente de seus leitores para funcionar e ser financiada. O site reunirá jornalistas profissionais e uma comunidade de voluntários para produzir notícias e reportagens. A veracidade das reportagens, enquanto isso, será verificada pela própria comunidade, já que todo material usado como fonte também estará disponível para consulta.

“O jornalismo está quebrado, mas nós descobrimos como consertá-lo”, afirmou Wales em um vídeo promocional publicado na página inicial do site. No vídeo, o executivo argumenta que as pessoas esperam acessar reportagens de graça na internet, enquanto os sites de noticias dependem dos cliques e dinheiro dos anúncios. “Isso é um problema porque anúncios são baratos, a competição por cliques é feroz e porque fontes de notícia de baixa qualidade estão por todo lado”, disse Wales.

  • Leia mais:

Compartilhe:

1
A queda: entenda a polêmica que custou o cargo de Roberto Alvim
Após praticamente reproduzir um discurso do ministro nazista Joseph Goebbels, o ex-secretário de Cultura, Roberto Alvim, protagonizou uma polêmica que …
2
Impunidade de Victor não é caso isolado no Brasil de Bolsonaro
Victor Chavez, cantor sertanejo da extinta dupla Victor e Léo, foi condenado por agredir a esposa grávida de quatro meses …
3
Anarquia da ponte pra lá: a história do punk na periferia de SP
Autor do livro My Way, Valo Velho é história viva da cena anarcopunk de São Paulo. A Catraca Livre foi até …
4
Backer: entenda o caso das cervejas contaminadas
O Ministério da Agricultura suspendeu a venda de cervejas da marcar Backer e determinou que a empresa faça um recall …
5
O que é liberdade de expressão?
O que é liberdade de expressão? Entenda o significado e a importância desse direito tão importante para todos nós neste …
6
Entenda o acordo nuclear que envolve EUA x Irã
Errata: ao contrário do que aparece no vídeo, o nome do especialista entrevistado é Lucas Leite e não Felipe. O …
7
Depois de ataque e perseguição, Porta dos Fundos é alvo de censura
A Justiça do Rio de Janeiro resolveu mandar retirar do ar “A Primeira Tentação de Cristo”, um Especial de Natal …
8
“Imprecionante”: ministro Weintraub comete novo erro de português
O ministro da Educação, Abraham Weintraub, escorregou de novo na língua portuguesa e a internet não deixou passar. Ao agradecer um …