Wikipedia entra na guerra contra notícias falsas

Por: Redação | Comunicar erro
Reprodução / Wikitribune
Fundador do Wikipedia, Jimmy Wales lança jornal online

As notícias falsas estão por toda a parte e são uma grande praga da internet. Vários veículos, incluindo o Catraca Livre, e gigantes da comunicação e internet como Google e Facebook têm lutado contra a disseminação de boatos que se espalham rapidamente visando lucro ou fins políticos, denegrindo pessoas e instituições.

O Wikipedia acaba de se juntar à luta contra as notícias falsas. Fundador da enciclopédia virtual, Jimmy Wales anunciou nesta terça-feira, 25, o lançamento de uma ferramenta que deverá combater boatos, o jornal online Wikitribune, a ser lançado em maio.

A nova plataforma terá acesso gratuito e nenhuma propaganda, dependendo totalmente de seus leitores para funcionar e ser financiada. O site reunirá jornalistas profissionais e uma comunidade de voluntários para produzir notícias e reportagens. A veracidade das reportagens, enquanto isso, será verificada pela própria comunidade, já que todo material usado como fonte também estará disponível para consulta.

“O jornalismo está quebrado, mas nós descobrimos como consertá-lo”, afirmou Wales em um vídeo promocional publicado na página inicial do site. No vídeo, o executivo argumenta que as pessoas esperam acessar reportagens de graça na internet, enquanto os sites de noticias dependem dos cliques e dinheiro dos anúncios. “Isso é um problema porque anúncios são baratos, a competição por cliques é feroz e porque fontes de notícia de baixa qualidade estão por todo lado”, disse Wales.

  • Leia mais:

Compartilhe:

1 / 8
1
02:09
Maioria reprova mudanças para o trânsito propostas por Bolsonaro
De acordo com uma pesquisa Datafolha, divulgada neste domingo, dia 14, a maioria da população reprova o projeto de lei …
2
02:00
Jair Bolsonaro volta a defender filho Eduardo na embaixada nos EUA
Alvo de críticas desde a última semana por indicar Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) para a embaixada do Brasil nos Estados Unidos, …
3
04:13
Eduardo Bolsonaro ganha bolsa embaixada de seu pai
O presidente Jair Bolsonaro disse em entrevista que pretende indicar seu filho, o deputado federal Eduardo Bolsonaro, como embaixador do …
4
06:27
Previdência: entenda como pode ficar a sua aposentadoria
A Câmara dos Deputados aprovou com 379 votos o texto-base da reforma da Previdência. No entanto, a proposta ainda pode …
5
01:58
Desastre na Bahia: Barragem se rompe e moradores deixam suas casas
Uma barragem se rompeu na cidade de Pedro Alexandre, a 435 quilômetros de Salvador, na Bahia, na manhã desta quinta-feira, …
6
16:59
Glenn no Senado: confira os principais momentos do depoimento
O jornalista Glenn Greenwald, editor do portal The Intercept Brasil, foi ao Senado prestar esclarecimento sobre o vazamento das mensagens …
7
03:14
Dimenstein: Por que eu defendo a reforma da previdência?
A Câmara aprovou nesta quarta-feira, 10, o texto principal da reforma da Previdência. O placar foi de 379 votos a …
8
03:22
Dimenstein: por que eu defendo Tabata Amaral?
Em meio à polêmica envolvendo a votação pela reforma da Previdência, que aconteceu nesta quarta-feira, 10, no plenário da Câmara, …