Ouça: artistas criam playlist para comemorar o aniversário de SP
O Catraca Livre, em parceria com a ONErpm, pediu para que grandes artistas da música brasileira escolhessem uma música que representasse o espírito da cidade de São Paulo. Assim, criamos uma playlist colaborativa para comemorar os 462 anos da pauliceia. Curta a seleção (clicando aqui ou no player) e veja abaixo o motivo das escolhas de alguns dos artistas.
Rodrigo Ogi
Beth Carvalho – Silêncio No Bixiga
- 5 cidades para curtir um Carnaval raiz em 2025 fugindo do Rio, Salvador e Recife
- SP entra em lista global com mais hospedagem para LGBTQIA+
- Férias de julho: 4 motivos para escolher São Paulo
- 17 hotéis e resorts para viajar com as crianças nas férias de julho
“É uma composição do Geraldo Filme que homenageia o lendário Pato N’Água. Ele foi apitador da Vai Vai quando a escola ainda era um cordão, e depois diretor de bateria da escola, e foi assassinado por um grupo de extermínio (na época chamados de Esquadrões da Morte pelos jornais) – coisa que infelizmente ainda é muito comum em São Paulo até hoje. A harmonia é emocionante, a junção entre melodia e letra realmente passa o sentimento de pesar.”
Marcelo Nova
Marcelo Nova – Robocop (Ao Vivo No Boshoi)
“Escrevi “Robocop” quando, em 1990, uma garota que morava na Pompéia, chamada Adriana Caringi ficou refém de um assaltante dentro da própria casa. Com a polícia cercando a residência, foi dada a ordem de disparo para um atirador de elite. A bala acertou o bandido, atravessou sua cabeça e a de Adriana também, matando os dois ao mesmo tempo. No dia seguinte, todos os veículos de comunicação chamavam o policial de “assassino”. Eu, por outro lado, fiquei imaginando sua situação: um soldado sem treinamento, despreparado, comandado por pessoas igualmente despreparadas, que acabou fazendo exatamente o oposto do que ele gostaria de ter feito.
Esta para mim é São Paulo. Uma cidade caótica, imprevisível e insegura. Não escrevi sobre “Sampa” nem sobre a “terra da garoa”. Escrevi sobre a São Paulo real, na qual eu saio de casa de manhã e não tenho certeza se estarei de volta à noite. Na esquina da Ipiranga, onde cruza a São João. Tudo se move, acontece, menos no meu coração.”
Supla
Ira – Longe De Tudo
“Escolhi o Ira! por ser uma banda de São Paulo também. É uma banda me inspirou muito e cheguei a cantar junto com eles na época que o Tokyo foi lançado, tinhamos uma relação muito boa. Uma outra música que representa São Paulo muito pra mim é a minha própria “Sâo Paulo”, mas como é uma hidden track no disco Charada Brasileiro (2001), acabei escolhendo Longe De Tudo do Ira! – originalmente do disco Mudança de Comportamento (1985)- por representar a bandeira de São Paulo muito bem também.”
Jair Naves
Preciso Urgentemente Encontrar Um Amigo – Mutantes
“Um dos nomes mais expressivos da música paulistana cantando sobre a solidão típica das grandes metrópoles. Taí uma música que tem muito de São Paulo.”
Trupe Chá De Boldo
Tatá Aeroplano – Tudo Parado Na City
Rock Rocket
Laboratório SP – Crônicas
MC Soffia
MC Soffia – Brincadeira de Menina
Clemente
Inocentes – Pânico Em SP
Tulipa Ruiz
Ladeira da Memória – Grupo Rumo
Mattilha
Mattilha – Filho Da Pompéia
ZRM
ZRM – Cadillac Dinossauros
RZO
RZO – Você Já Sabe
Tom Zé
Tom Zé – Augusta, Angélica e Consolação
Rashid
Instituto & Kamau – Poesia de Concreto
Supercombo
Supercombo – Menino
MC Guimé
MC Guimé – Eu Vim Pra Ficar