É primavera, te amo: veja 5 plantas fáceis de cuidar para ter em casa

Decore seu cantinho com a beleza das plantas

A Primavera está de volta! 22 de setembro é o dia que começa a estação das flores e, para quem adora estar cercado por verde, não existe melhor momento para se tornar um verdadeiro cultivador de plantas.

Rede de hotéis comemora chegada da primavera com descontos de até 25%

Primavera começa neste 22 de setembro
Créditos: iStock
Primavera começa neste 22 de setembro

As plantas não apenas decoram o ambiente, mas ainda podem mudar instantaneamente as vibrações de qualquer casa, adicionar perfume e até mesmo purificar o ar filtrando inclusive as más energias.

Cunha (SP) é destino perfeito para curtir a primavera

Com muitas opções coloridas e baratas e com longa durabilidade, se ainda não decidiu quais plantinhas quer ter em seu jardim – ou dentro da sua casa ou apartamento – abaixo listamos algumas opções para dar início a sua coleção.

Violetas Africanas: popular e barata

As violetas africanas são plantas bastante populares por um bom motivo: elas florescem durante todo o ano. Embora não exijam muita manutenção, estas pequenas e frondosas plantas se adaptam melhor em recipientes que possuem orifícios no fundo para permitir a irrigação.

Violetas Africanas são lindas e muito fáceis de cuidar
Créditos: iStock
Violetas Africanas são lindas e muito fáceis de cuidar

Elas gostam mais da umidade do ar do que da umidade do solo. Uma forma segura para fornecer a água necessária sem encharcar a terra é colocar água em um recipiente onde caiba o vaso das violetas e deixar repousar por cerca de 15 minutos para que a planta absorva a água pelas raízes através dos furinhos na base do vaso.

As folhas da violeta africana mancham, ficam marrons e morrem devido ao ataque de fungos quando há acúmulo de água nas folhas.

Luz: Iluminação indireta, pois a luz solar direta pode queimar suas folhas.

Água: Folhas e flores não devem ser molhadas diretamente;  A umidificação deve ser feita três vezes por semana no verão, mas apenas uma vez por semana no inverno.

Begônias, uma das plantas mais cultivadas no mundo

A begônia é uma das plantas mais cultivadas em todo o mundo por sua facilidade de manutenção e variedade de espécies – são mais de mil – com folhagens e flores de diferentes cores.

Begônias adoram luz, mas não gostam de vento
Créditos: iStock
Begônias adoram luz, mas não gostam de vento

Para florescer bem, ela precisará de um local bem iluminado, mas não a coloque muito perto de uma janela ou a planta poderá ser prejudicada pela corrente de ar.

Uma das mais queridinhas das espécies desta planta é a Begônia Rex que tem folhas que, de tão extravagantes, nem precisam estar em flor para serem coloridas.

Luz: Luz média a alta

Água: Rega deve ser feita apenas quando o solo estiver seco

Bromélias, uma das plantas mais duradouras

Sua aparência exótica parece indicar que a Bromélia requer muita manutenção e habilidades especiais de jardinagem. No entanto, cultivar uma bromélia em casa é muito fácil já que se trata de uma planta duradoura facilmente adaptável a qualquer ambiente, mesmo em apartamentos.

Existem mais de 3000 espécies de Bromélias
Créditos: iStock
Existem mais de 3000 espécies de Bromélias

Esta planta possui 60 gêneros e mais de 3000 espécies. Ela é valorizada por sua folhagem espessa que cresce em uma roseta natural. Perto do final de sua vida, a bromélia pode produzir uma inflorescência ou flor, cuja forma e cor variam para cada espécie.

As plantas da bromélia costumam ser epífitas e se agarram a árvores ou outras estruturas. Elas não são parasitas, mas simplesmente usam as estruturas como poleiros para coletar o sol e a umidade.

Luz: Luz média a alta

Água: Manter o solo úmido, mas sem encharcar O ideal é molhar a área ao redor da base das plantas e nunca diretamente a base.

Kalanchoe, conhecida como Flor da Fortuna

Muitas plantas são fáceis de cuidar, mas poucas são tão lindas quanto a kalanchoe em flor que possui grande variedade de cores e pode ser laranja, vermelha, amarela, rosa, lilás e branca. Também chamada de Flor da fortuna, a Kalanchoe pertence à família crassulaceae. Ou seja: é um tipo de suculenta.

Kalanchoe é bastante resistente ao calor e à escassez de água
Créditos: iStock
Kalanchoe é bastante resistente ao calor e à escassez de água

Como acontece com todas as suculentas, a kalanchoe não não requer muita manutenção e é preciso se preocupar somente para que a planta receba luz solar durante algumas horas do dia e seja regada de forma adequada.

De origem africana, a flor da fortuna tem folhas resistentes ao calor e à escassez de água. Se morar em apartamento e não possuir área externa, coloque a planta em janelas e ambientes bem iluminados durante o dia. O importante é que elas entrem em contato com a luz do sol.

Luz: Luz direta

Água: Regue quando o solo parecer seco; permitir escorrer

Hibisco: decorativo e medicinal

Hibisco é uma planta linda que se adapta bem ao ambiente interno. Suas flores coloridas e grandes – podem chegar até 20 cm de diâmetro – duram apenas alguns dias, mas pode florescer da primavera ao outono e viver por vários anos.

Hibisco
Créditos: iStock
Hibisco

Essas flores podem ser um complemento decorativo para uma casa ou jardim, mas também têm usos medicinais. As flores e folhas podem ser transformadas em chás e extratos líquidos que possuem muitos benefícios para a saúde.

Esta planta adora temperaturas quentes e podem ser mantidas dentro e fora de casa, mas deve receber luz solar direta várias horas por dia para florescer.

Luz: Luz direta

Água: O solo deve permanecer sempre levemente úmido, sem excesso de água.