Truques de decoração para deixar sua sala bonita gastando pouco
A decoração é fundamental para o nosso humor e estado de ânimo. Um ambiente colorido, tranquilo e confortável pode nos fazer sentir mais felizes, enquanto que outro com pouco espaço e escuro pode ter efeito contrário.
Diferente do que muitos pensam, não é preciso uma decoração muito elaborada para deixar a casa bonita, o segredo está na criatividade e no bom gosto aliados a soluções acessíveis.
Abaixo, apresentamos ideias que não exigem um grande orçamento. Confira:
- Decoração de Natal: 6 dicas para te inspirar e deixar sua casa impecável para a ceia
- Worldpackers: uma solução para quem quer viajar o mundo gastando pouco
- 5 motivos para conhecer a charmosa Monte Verde na primavera
- 7 lugares para visitar no frio pelo Brasil e gastando pouco
Tapete
É ele o responsável pelo toque final do ambiente e por isso deve ser uma das últimas coisas a ser compradas para uma sala nova. Antes de decidir modelo, cores e tecidos, é preciso prestar atenção ao tamanho. O tapete deve ser proporcional e seu comprimento deve acompanhar o do sofá, de preferência ultrapassar os pés dele em pelo menos 10 cm.
É importante lembrar que um tapete muito pequeno ficará com cara de passadeira e pode dar a sensação de espaço menor, enquanto que um grande dará a sensação de amplitude.
Se quiser seguir uma tendência, pode apostar nos geométricos que estão em alta e deixam qualquer ambiente mais moderno e com um ar de descontração. A principal vantagem desta tendência é que é fácil encontrá-la em diversos materiais, seja produzido em fios naturais ou sintéticos.
Paredes
É interessante escolher uma das paredes da sala e aplicar uma textura ou cor diferenciada. Atualmente, o cimento queimado e os tijolinhos aparentes estão em alta. A vantagem é que são soluções simples, que dispensam o quebra-quebra. O efeito cimento queimado é criado usando tintas especiais para isso.
Com tintas especiais são capazes de criar esse efeito[/img]
No caso do tijolinho, existem no mercado revestimentos e até placas de PVC que imitam esse material. A vantagem é que essa é uma opção rápida e limpa, já que são colados com argamassa diretamente na parede.
Molduras e tamanhos podem variar[/img]
Para não ter erro ao posicionar os quadros, é interessante simular a composição usando papeis pardos cortados no formato das molduras. Cole-os na parede e vai testando as várias combinações até encontrar uma que fique harmônica e te agrade. Só depois que tiver certeza das posições, fure a parede.
Apesar dessa composição ser muito pessoal, é preciso se atentar a alguns detalhes, pois eles podem influenciar no resultado. Quadros altos demais, por exemplo, prejudicam a harmonia de qualquer parede. Tenha em mente que o eixo do quadro (a linha imaginária que o divide ao meio) deve estar a 1,60m do chão. Essa é a altura dos olhos de uma pessoa de estatura média.
Já se a parede a ser trabalhada for a que fica atrás do sofá, é necessário deixar 25 cm de espaço entre o sofá e a moldura inferior do quadro.
Luminárias industriais
Além de funcionais, as luminárias quando bem escolhidas dão um ar de modernidade e aconchego ao ambiente. Com o estilo industrial em alta, os pendentes ganharam destaque na decoração. A vantagem desse estilo é que ele não pesa no bolso. Para adotá-lo, basta comprar aqueles fios pretos longos com soquete, investir em uma lâmpada mais moderna e pronto!
Plantas
Mesmo que você more em um apartamento pequeno, procure um espaço para trazer o verde para dentro de casa. Seja de que tamanho ou espécie for, as plantas deixam qualquer ambiente mais agradável e bonito, além de melhorar a qualidade do ar.
Se não em vasos no chão, aposte em cachepôs aéreos ou até mesmo em jardins verticais, que estão em alta na decoração. Para essa última opção, considere a samambaia, a jiboia e a rhipsalis, as três ficam bem em ambientes semi-sombreados.