A Folha errou sobre Bettina. Mas a verdade continua a mesma.
A Folha de S.Paulo admitiu o erro sobre o tamanho da multa do Procon-SP.
O valor exato: R$ 58 mil.
Os R$ 9 milhões anunciados pelo jornal seria aplicados caso a Empiricus, responsável pela campanha, insistisse na publicidade enganosa.
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Mas a verdade essencial não muda.
É uma publicidade enganosa, levando as pessoas a acreditar que, com pouco dinheiro se consegue ficar milionário, sem jogar na loteria.
Grave aqui é que a Empiricus se diz um veículo de comunicação – e passou a vender milagres.
Para entender: imagine um site sobre saúde.
E imagine que esse site, embora feito por bons médicos, faça uma propaganda agressiva para chamar atenção, mostrando uma mulher que, ao tomar todos os dias de manhã água morna com limão extirpou um câncer.
Veja aqui a justificativa do Procon
“O Procon se preocupou em proteger os direitos do consumidor que, desavisadamente, pode ser induzido a entrar no perigoso e arriscado mercado da bolsa de valores”, declarou Fernando Capez, diretor executivo do Procon-SP.
“É um mercado viável, porém de enorme risco. Não pode ser colocado da forma imprudente como fez a Empiricus por meio do comercial Bettina.”
Segundo Capez, o órgão optou por aplicar uma punição branda em um primeiro momento, como forma de alerta à empresa. “Caso a Empiricus continue com esse tipo de publicidade ou parecida, que exponha risco ao consumidor, poderá ser aplicada uma nova multa, com valor muito mais elevado.”