Bolsonaro perde guerra no Twitter para ‘balbúrdia’ de ministro
Levantamento feito pelo “O Globo” revela que cinco assuntos dominavam o debate político no Twitter: corrupção, economia, segurança, direitos humanos e educação .
Desde 31 de dezembro de 2018 até a última quinta-feira, cinco assuntos dominavam o debate político no Twitter.
Entre 31 de dezembro de 2018 e a última quinta-feira (16), estes temas foram assunto em 140 milhões de tuítes analisados pelos pesquisadores da Diretoria de Análises de Políticas Públicas da FGV (DAPP-FGV).
- Conheça 8 famosos que não seguem ninguém no Instagram – e por que eles fazem isso
- Descubra como é o intercâmbio para o público 50+ no Canadá
- 8 cursos de mestrados de graça (ou quase) para fazer no exterior
- Justiça pede exclusão de 270 contas do Twitter relacionadas a ataques em escolas
Outro dado do levantamento mostra que Bolsonaro perdeu a guerra no Twitter, sua principal rede social.
O ranking de tópicos mais comentados do Twiiter se transformou radicalmente a partir de 30 de abril, quando a educação tomou a frente no debate, antes polarizado entre corrupção e economia.
Somente naquele dia, mais de 315 mil tuítes foram relacionados a educação. O motivo, segundo o levantamento publicado pelo “O Globo”, foi o anúncio de contingenciamento de recursos em três universidades federais feito pelo ministro Abraham Weintraub sob a alegação de que promoviam “ balbúrdia ” e tinham “baixo desempenho”.
“Desde então, não há outro tema que não o da educação no topo das discussões políticas na rede social. O número de 315 mil tuítes sobre o assunto no dia do anúncio dos cortes saltou para 1,789 milhão na última quarta-feira, quando centenas de milhares tomaram as ruas do país em protestos contra os cortes”, revela o “O Globo”.