5 coisas extremamente importantes para checar antes de abrir uma franquia
Muitas pessoas que apostam em franquias estão investindo naquilo que será o seu primeiro negócio. Mas antes de selecionar um modelo de franquia e investir todo seu dinheiro nele, é preciso alguns cuidados, muita calma e análise. É claro que tais cuidados não irão blindar totalmente seu negócio dos possíveis riscos, mas irão, pelo menos, minimizá-los.
Confira algumas recomendações:
- 5 cursos de graça da FGV para aprender a economizar e investir
- 5 dicas para montar seu primeiro negócio digital
- Como começar seu negócio próprio com 5 mil reais na conta
- FGV: 150 cursos online e gratuitos para você deslanchar sua carreira
Você se identifica com a franquia?
Investir em um tipo de negócio só porque está na moda é arriscado. Primeiramente, porque moda é passageira e, segundo, se você não se identificar com a área de atuação, em pouco tempo estará desestimulado. Tente se imaginar naquele negócio e, se possível, faça um test drive. Muitas franqueadoras abrem a possibilidade de vivenciar uma operação antes da assinatura do contrato definitivo.
A franquia é confiável?
Levante as franquias pelas quais você tem interesse e verifique se a rede é filiada à ABF (Associação Brasileira Franchising) – só as empresas que obedecem a critérios de qualidade específicos podem fazer parte da associação.
Qual a imagem da franquia no mercado?
Procure avaliar qual é a imagem que a marca tem no mercado e o quanto é divulgada e conhecida na cidade em que você pretende abri-la. A marca ser nova e desconhecida, não é necessariamente um problema. Todas as grandes marcas nasceram pequenas e desconhecidas. O importante é que a imagem que ela tenha ou que venha a ser formada seja positiva como resultado do esforço conjunto da franqueadora com os seus franqueados.
Analisou bem o COF?
A COF (Circular de Oferta de Franquia) é um documento desenvolvido pelo franqueador e que apresenta as condições gerais do negócio, principalmente em relação aos aspectos legais, obrigações, deveres e responsabilidades das partes. Ao recebê-lo, o candidato a franqueado deve analisa-lo minuciosamente e, de preferência, submetê-lo a um advogado.
Qual a opinião dos antigos e atuais franqueados?
Um dos melhores jeitos de saber informações reais sobre a franquia é conversar com quem trabalha com ela. Procure os antigos e atuais franqueados da marca da qual deseja se franquear e pergunte tudo sobre os pontos positivos e negativos do negócio, sobre o suporte fornecido pela franqueadora e a rentabilidade do negócio. Só não aceite as pessoas indicadas pela franqueadora.
Com informações do Sebrae.