Especialista faz alerta sobre fraudes na Black Friday
A Black Friday registra a cada ano recordes de vendas e faturamento cada vez maior para os comércios físico e online no país. Na edição passada, o e-commerce somou R$ 770 milhões em apenas um dia, segundo dados da E-bit. A expectativa para 2014 é ainda melhor, com um aumento de 56%, o que significa uma movimentação próxima a R$ 1,2 bilhão no e-commerce nacional.
Apesar das boas notícias para a indústria, Tom Canabarro, cofundador da Konduto, plataforma brasileira especializada em análise de fraude e comportamento de compra na internet, alerta para as fraudes realizadas durante a promoção. “O marketing que atrai clientes também atrai os fraudadores e oportunistas”, explica Canabarro. Entre os produtos mais visados em crimes virtuais estão os artigos eletrônicos, como celulares e tablets. “Eles continuam sendo os campeões de fraude, pois são produtos de fácil revenda e de alto valor agregado, então o ganho para os fraudadores é alto”, destaca.
- MAC na Black Friday: aproveite descontos de até 40% em makes babadeiras
- Diversos tênis da Vans têm desconto de até 70% na Black Friday
- Só na Black Friday! Compre Smart TV Philco 4K de 58 polegadas com 52% OFF
- Perfumes O Boticário masculinos e femininos têm até 60% OFF no Esquenta Black Friday
As fraudes atingem tanto comerciantes, quanto consumidores. Recentemente, foram registrados alguns casos de lojas e vendedores falsos, principalmente em redes sociais. Eles publicam as fotos dos produtos oferecendo preços muito bons e o usuário acaba comprando no impulso. Porém, aquele produto não existe e o consumidor acaba perdendo o dinheiro. “A dica é sempre pesquisar o nome da loja em sites como o Reclame Aqui, para ver se não há relatos de casos parecidos”, diz Tom.
Em relação ao lojista, os criminosos fazem compras usando identidades falsas e cartões roubados. Em muitos casos, os dados cadastrais são verídicos e uma validação apressada – que tem mais chance de acontecer em um período de muitas vendas – vai deixar o pedido passar.
Para o consumidor, a receita é simples. A pesquisa pela reputação do site é o principal indicador se ele é seguro ou não. Veja se ele oferece produtos de qualidade e se entrega no prazo. O Reclame Aqui e o E-bit, por exemplo, são importantes fontes para ver o que outros compradores comentam.