Melhor preço: Confira os livros adaptados para o cinema que concorrem ao Oscar 2015

Por Redação
05/02/2015 12:03 / Atualizado em 06/05/2020 18:40

No dia 22 de fevereiro acontece a 87ª edição do Oscar, a principal premiação mundial do cinema. Os filmes que concorrem este ano já estão no cinema e os cinéfilos de plantão também podem ler às obras que originaram as adaptações para as telas.

Confira abaixo a lista de livros que inspiraram filmes que concorrerão a várias categorias:

Livre (Concorre ao prêmio de Melhor Atriz e Melhor Atriz Coadjuvante)

Reese Witherspoon (que concorre à melhor atriz pelo filme) interpreta Cheryl Strayed que aos 22 anos achou que tivesse perdido tudo. Após a repentina morte da mãe, a família se distanciou e seu casamento desmoronou. Quatro anos depois, aos 26 anos, sem nada a perder, tomou a decisão mais impulsiva da vida: caminhar 1.770 quilômetros da chamada Pacific Crest Trail (PCT) – trilha que atravessa a costa oeste dos Estados Unidos – sem qualquer companhia Cheryl não tinha experiência em caminhadas de longa distância e a trilha era bem mais que uma linha num mapa.

A Teoria de Tudo (Concorre aos prêmios de Melhor Filme, Melhor Ator, Melhor Atriz e Melhor Roteiro Adaptado)

Descubra a história por trás de Stephen Hawking, cientista e autor de sucessos como Uma breve história do tempo, que já vendeu mais de 25 milhões de exemplares. Diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica aos 21 anos, enquanto conhecia a jovem tímida Jane, Hawking superou todas as expectativas dos médicos sobre suas chances de sobrevivência a partir da perseverança de sua mulher. Mesmo ao descobrir que a condição de Stephen apenas pioraria, Jane seguiu firme na decisão de compartilhar a vida com aquele que havia lhe encantado. Ao contar uma trajetória de 25 anos de casamento e três filhos, ela mostra uma história universal e tocante, narrada sob um ponto de vista único.

Para Sempre Alice (Concorre ao prêmio de Melhor Atriz)

Alice (no filme, interpretada por Julianne Moore) era professora e pesquisadora bem-sucedida, não havia referência bibliográfica que não guardasse de cor. Ela sempre acreditou que poderia estar no controle, mas nada é para sempre. Perto dos cinquenta anos, Alice Howland começa a esquecer. No início, coisas sem importância, até que ela se perde na volta para casa. Estresse, provavelmente, talvez a menopausa; nada que um médico não dê jeito. Mas não é o que acontece. Ironicamente, a professora com a memória mais afiada de Harvard é diagnosticada com um caso precoce de mal de Alzheimer, uma doença degenerativa incurável.

Vício Inerente (Concorre aos prêmios de Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Figurino)

O centro de tudo é o detetive particular Doc Sportello que é contratado por uma ex-namorada para investigar o sumiço de um poderoso barão do mercado imobiliário. Esse desaparecimento é parte de uma conspiração maior, que envolve surfistas, traficantes, contrabandistas, policiais corruptos e a temível entidade conhecida como Presa Dourada.

Garota Exemplar (Concorre ao prêmio de Melhor Atriz)

O livro começa no dia do quinto aniversário de casamento de Nick e Amy Dunne, quando a linda e inteligente esposa de Nick desaparece da casa deles às margens do rio Mississippi. Sinais indicam que se trata de um sequestro violento e Nick rapidamente se torna o principal suspeito. Sob pressão da polícia, da mídia e dos ferozmente amorosos pais de Amy, Nick desfia uma série interminável de mentiras, meias verdades e comportamento inapropriado. Ele é evasivo e amargo — mas seria um assassino? Ao mesmo tempo, passagens do diário de Amy revelam um casamento tumultuado — mas ela estaria contando toda a história?

Invencível (Concorre aos prêmios de Melhor Fotografia, Melhor Mixagem de Som e Melhor Edição de Som)

Em uma tarde de maio de 1943, um avião da Força Aérea americana caiu no meio do oceano Pacífico e desapareceu, deixando para trás alguns escombros e um rastro de óleo e sangue. Em seguida, na superfície do oceano, apareceu um rosto. Era de um jovem tenente, um dos artilheiros do avião, que se esforçava para chegar a um bote salva-vidas. Assim começou uma das mais impactantes odisseias da Segunda Guerra Mundial. O nome do tenente era Louis Zamperini.

Sniper Americano (Concorre aos prêmios de Melhor Filme, Melhor Ator, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Edição, Melhor Edição de Som, Melhor Mixagem de Som

O perturbador relato autobiográfico do atirador mais letal da história das forças armadas norte-americanas. Ao longo de uma década de serviço, incluindo diversas incursões ao Iraque e a outras zonas de combate durante o auge da chamada Guerra ao Terror, Chris Kyle , atirador de elite dos Seals, alcançou o recorde de mais de 150 mortes confirmadas pelo Pentágono.