Reclame Aqui orienta consumidor sobre tentativas de fraude a partir de reclamações

10/07/2015 08:55

Toda empresa que tem uma reclamação no Reclame AQUI recebe junto os dados dos clientes. Então, a empresa vai avisar o consumidor por e-mail e responder utilizando os próprios campos reservados para essa comunicação dentro do site. Então, fique atento a essas dicas para evitar qualquer dor de cabeça.

Ao realizar uma queixa no Reclame AQUI, o processo é bem simples: após o seu cadastro, você procura a empresa da qual tem uma reclamação, escreve o problema, confirma a postagem e aguarda a resposta para uma solução. Assim que a empresa responder, o consumidor recebe uma notificação por e-mail para avisar. Qualquer processo diferente disso pode ser uma ação de fraudadores. Um bom exemplo de suspeita é quando uma “pseudo” resposta aparece no campo de comentários da sua reclamação.

Veja abaixo a ação de um possível fraudador se aproveitando dos comentários para pedir dados pessoais.

Reprodução Reclame Aqui
Reprodução Reclame Aqui

1. Não coloque dados pessoais no texto da reclamação

O Reclame AQUI recomenda que o consumidor não divulgue dados pessoais no texto da sua reclamação como nome completo, números de telefone, CPF ou de conta bancária. Como são as informações que ficarão publicadas, é um prato cheio para fraudadores utilizar as informações para alguma ação ilícita. Preencha somente nos campos que peçam os dados pessoais.

2. Resposta no comentário? Desconfie!

Toda empresa tem acesso às reclamações dos consumidores. Por isso, o contato será feito via e-mail, pelo telefone e pelo próprio campo “resposta da empresa” no Reclame AQUI. Se o retorno for postado nos comentários, procure o suporte do Reclame AQUI para avisar.

3. E-mail sem domínio da empresa

As grandes empresas não usam contas de e-mail como “yahoo”, “gmail”, “hotmail” etc. Fraudadores costumam usar o nome de uma empresa na conta de e-mail falsa para fazer o consumidor acreditar que está falando com a pessoa certa. Por exemplo: financeiranomedaempresa@hotmail.com. Caso você desconfie de qualquer resposta ou comunicação de uma empresa, entre em contato com o Reclame AQUI por meio de nossos canais de atendimento.