7 pontos que definem o sucesso na hora de aprender novos idiomas
Já reparou como, tanto nos cursinhos como nas escolas, há pessoas que parecem aprender um novo idioma sem qualquer dificuldade, enquanto outras tropeçam a cada lição? Quais são os fatores que motivam um aluno, garantindo seu sucesso na aquisição e no domínio de uma nova forma de se comunicar?
Pensando nisso, o blog Novos Alunos, do SEB (Sistema Educacional Brasileiro), destacou alguns pontos que influenciam positivamente a jornada da aprendizagem de idiomas. No entanto, é bem verdade que cada pessoa possui predisposições e travas que facilitam determinadas atividades e dificultam outras.
Ficou curioso? Confira abaixo:
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1. A língua materna e sua influência
Antes de se aventurar na aprendizagem de um novo idioma, é preciso conhecer uma teoria do campo da linguística: nossa língua materna, aquela que aprendemos quando crianças e crescemos falando, molda a maneira como enxergamos o mundo.
Quando você se dispõe a aprender um segundo idioma, não memoriza apenas novos vocábulos, mas aprende a pensar e a organizar informações de uma maneira completamente distinta da que está acostumado.
Em francês, por exemplo, a palavra carro é feminina. Em inglês, os substantivos não possuem gênero. No Kanji, um dos três sistemas de escrita japonesa, os ideogramas (símbolos escritos) não equivalem a sons e fonemas como em nosso alfabeto, mas sim a ideias e significados.
2. A facilidade da aquisição linguística na infância
Crianças realmente têm maior facilidade para aprender outros idiomas além do materno. O que acontece é que a percepção de mundo de uma criança ainda não está totalmente solidificada e tem maior liberdade para experimentar novas expressões, palavras e sons, o que facilita bastante o processo.
3. A mágica da motivação
Tenha sempre em mente que a motivação é um fator interno, pessoal. E por mais que a escola, a metodologia, o tempo, a pressão social e diversos outros motivos sejam estímulos externos que também desempenham um papel importante, se não há motivação alavancando o ímpeto de fazer um esforço intelectual, a mágica da aprendizagem dificilmente acontece.
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