9 dicas para treinar listening com as crianças de forma divertida
As crianças são estimuladas a treinar o segundo idioma em atividades do dia a dia
A prática de listening, conhecido popularmente como “treinar o ouvido”, é fundamental para se desenvolver no inglês. Por meio dela, a criança tem a oportunidade de fazer associações, treinar vocabulário e aumentar a expressão da língua.
Para ajudar nessa tarefa, o blog Novos Alunos, do Grupo SEB (Sistema Educacional Brasileiro), reuniu algumas dicas para facilitar o treino da conversação e tornar a aprendizagem descontraída e natural. Acompanhe!
1. Assista a vídeos infantis no YouTube
Os vídeos infantis são úteis em várias idades, desde para as crianças menores até para as maiores. Uma olhada rápida no YouTube é capaz de apresentar vídeos mais simples — ensinando a contar em inglês, bem como a aprender o nome das cores e alimentos, por exemplo — até vídeos mais elaborados, que propiciam o aprendizado de expressões mais complexas.
- Entenda o que é aprendizagem adaptativa e quais suas vantagens para tornar o ensino mais eficaz
- Cozinhar com crianças: entenda benefícios dessa prática para os pequenos
- 5 tendências educacionais que são importantes para o desenvolvimento do seu filho
- Cursos online gratuitos de inglês para começar agora mesmo
Veja algumas sugestões:
- Amigo MuMu: há vários vídeos com esse personagem;
- Dream English Kids;
- Super Simple Songs;
- The Singsing Walrus;
- English Singsing;
- Elf Kids.
2. Insira o inglês no diálogo em casa
Ao inserir o inglês nos diálogos com a família, é importante que os pais pronunciem as palavras em português também. Já quando as crianças são maiores e dominam muito bem o português, basta que os pais utilizem palavras e frases simples em inglês enquanto conversam.
Além disso, é bem interessante incentivar as crianças a fazerem ligações telefônicas (e mensagens nos apps) em inglês com a família e com os colegas da escola.
3. Treine durante as brincadeiras
Da mesma forma que nos diálogos casuais, as palavras em inglês podem ser usadas durante as brincadeiras. Assim, as bonecas serão as “dolls”; as bolas, as “balls”; os carrinhos serão os “cars”; o ursinho de pelúcia será o “teddy bear”; e assim por diante.
Com isso, pode ser mais fácil memorizar o vocabulário em inglês. Além disso, há brinquedos educativos em inglês, como: algarismos escritos em EVA (que devem ser encaixados nas palavras que os representam: 1 com “one”, 2 com “two…), quebra-cabeças usando o alfabeto em inglês, entre muitos outros.
4. Cante músicas em inglês
Aprenda músicas infantis em inglês e as cante para a criança. Além disso, cantarole pela casa enquanto os pequenos estiverem por perto. Eles vão tentar cantar com você e acabarão aprendendo as letras das músicas
Você ainda pode escrever as letras das músicas e mostrá-las às crianças já alfabetizadas. São exemplos de músicas infantis em inglês:
- Head, Shoulders, Knees and Toes;
- Old McDonald Had a Farm;
- Twinkle, Twinkle, Little Star;
- Apples and Bananas;
- How’s the Weather?;
- Brush Your Teeth;
- Finger Family;
- The ABC.
5. Jogue atividades on-line
Os jogos são atividades lúdicas capazes de estimular o aprendizado. Aprender durante um jogo é muito mais fácil, por ser mais prazeroso, colorido e motivador.
Dessa forma, incentive os pequenos a jogarem on-line e a conversarem com outros jogadores (desde que sejam pessoas conhecidas, é claro), ainda que seja apenas um cumprimento ou uma despedida, como “hello” ou “goodbye”.
Confira onde encontrar os melhores jogos:
- BBC Learning English (busque por “For Children”);
- O Poder das Cores;
- Escola Games;
- Vivo Brincar etc.
6. Assista a filmes em inglês
Essa é uma excelente maneira de treinar listening, já que a pessoa não apenas escuta, como também pode ler a legenda (primeiro em português e depois em inglês), observando os movimentos da boca dos personagens, bem como seus gestos e o contexto em que são aplicados.
Enfim, os filmes em inglês são excelentes ferramentas para a educação bilíngue. Veja uma listinha com longas infantis em inglês:
- As Aventuras do Avião Vermelho;
- O Mundo dos Pequeninos;
- O Menino e o Mundo;
- Uma Aventura Lego;
- O Grilo Feliz;
- A Bailarina;
- Ratatouille.
7. Brinque com músicas em inglês
Cantar e ouvir as músicas em inglês é um ótimo aprendizado, mas criar brincadeiras com as músicas é outro excelente exercício, já que elas estimulam as funções cognitivas. Um bom exemplo é jogar “amarelinha” enquanto estiver ouvindo alguma canção clássica da Disney.
Na verdade, qualquer brincadeira pode ser feita ao som de músicas. Confira algumas músicas para treinar o inglês enquanto brinca com as crianças:
- Head, Shoulders, Knees and Toes;
- The Wheels on the Bus;
- Apples and Bananas;
- How’s the Weather?;
- Finger Family.
8. Treine com podcasts
Os podcasts são excelentes para assimilar o aprendizado com foco na audiência. São indicados, sobretudo, para crianças maiores e adolescentes, já que eles conseguem acompanhar falas com frases inteiras. A seguir, veja bons exemplos de podcasts!
Ted Talks Daily
A organização TEDx traz debates pertinentes à atualidade, com nomes relevantes em diversas áreas. As palestras são bem fundamentadas e com muita troca de conhecimento. Funciona assim: todos os dias há um conteúdo novo nesse canal de podcasts à sua espera.
What’s Good Games
O podcast que fala de jogos traz novidades sobre esse universo às sextas-feiras às 8h. Há notícias, atualizações e análises do universo geek.
Stuff You missed in History class
Informar sobre a parte da história que não é contada nos livros didáticos é a missão desse podcast. Existem conteúdos novos 3 vezes por semana para discutir assuntos que ficaram no passado ou para dar visibilidade a grupos com pouca representação.
Learning English News BBC
O canal “Learning English”, da BBC, auxilia o treinamento da língua inglesa, sendo também uma ótima maneira de se atualizar com o que acontece no mundo, enquanto se pratica a escuta do inglês!
9. Utilize Apps
Os aplicativos são ferramentas excelentes para treinar habilidades, como listening e speaking. Dessa forma, estimule as crianças a usarem os apps enquanto estão no carro a caminho da escola ou de qualquer outro lugar. Veja os melhores aplicativos para reforçar os estudos dos pequenos.
ABC do Bita
Esse abecedário interativo conta com joguinhos que estimulam o raciocínio lógico das crianças e ainda trabalha a coordenação motora. O app é bem dinâmico, já que para cada letra há um novo jogo.
Animal Sound Box
Este app reproduz o som de vários animais com perfeição, além de mostrar ilustrações dos respectivos bichos: sempre que a criança toca no desenho, uma foto real do animal é mostrada. É um aplicativo que crianças menores adoram!
Cocoricó
A famosa Turma do Cocoricó, da TV, tem um aplicativo de joguinho de pega-pega excelente para o desenvolvimento da coordenação motora. Ambientado em uma fazenda e abordando situações do mundo real, o game introduz noções de diversos conteúdos e conceitos de convivência.
Confira, agora, uma lista com ótimos apps para reforçar os estudos dos adolescentes:
- BBC Learning English (English Lessons Based on the News);
- LearnEnglish Podcasts (British Council);
- Sing the Chorus;
- Lyrics Training;
- Word Bubbles;
- Grammarly.
Quer saber mais sobre educação? Acesse o blog Novos Alunos!
Grupo SEB
Além do blog, que trata sobre assuntos como educação bilíngue, período integral, ensino médio, vestibulares e Enem, você pode acompanhar o conteúdo do SEB por meio da página no Facebook , no perfil no Instagram e no canal do Youtube. Você também pode assinar a newsletter para receber conteúdo por e-mail.