Aprenda espanhol, alemão ou japonês totalmente de graça na USP
Alunos bem avaliados e com o mínimo de frequência receberão certificado de conclusão expedido pela USP São Carlos
O Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação (SEL) da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP (Universidade de São Paulo) oferece 290 vagas para cursos gratuitos de espanhol, alemão e japonês. A oportunidade é aberta para o público em geral, com incrições entre 10 e 13 de março.
Os alunos que forem aprovados nas avaliações com média mínima de seis (6) e obtiverem pelo menos 75% de frequência, receberão um certificado de conclusão expedido pela USP. As vagas oferecidas serão preenchidas seguindo a ordem de inscrição dos candidatos, mas terão prioridade aqueles que comprovarem necessidade de aprender o idioma.
Saiba como se inscrever em cada um dos cursos:
Espanhol (100 vagas)
- Udemy: 10 cursos de tecnologia que você pode fazer de graça
- USP abre vagas para 45 cursos gratuitos; saiba como se inscrever
- Faculdade da USP tem vagas abertas para 2 cursos gratuitos
- Cambridge tem plataforma que ajuda a aprender inglês de graça
A atividade é voltada para pessoas sem experiência com a língua, por isso não se preocupe se você só fala o “portunhol”. Os selecionados serão escolhidos por ordem de inscrição, mas terão prioridade aqueles que comprovarem necessidade de aprender o idioma. As inscrições online devem ser feitas de 10 a 12 de março. Clique aqui para se inscrever.
Durante as aulas os participantes trabalharão a parte de escrita, leitura, audição e fala, abordando tópicos como gramática, adjetivos, saudações, entonação, perguntas, descrição de pessoas, argumentações, compras, viagens, diálogos em restaurantes, etc.
Programada para março a junho de 2020, a iniciativa contará com aulas às quartas-feiras, das 19h às 22h, no Anfiteatro do Prédio de Laboratórios de Ensino do SEL, que fica próximo à saída do Campus que dá acesso à Rua Miguel Petroni. Todo o conteúdo da atividade será elaborado e ministrado por voluntários que possuem experiência com a língua espanhola.
Brasileiros podem se inscrever para bolsas de estudo na Espanha
O curso tem como objetivo estimular o interesse pela língua e cultura dos países que falam espanhol, oferecendo aos participantes uma base para que eles aprofundem seus conhecimentos em escolas especializadas no futuro.
Alemão (160 vagas)
Dividido em dois módulos, o curso de alemão será ministrado por alunos de intercâmbio voluntários que já tiveram experiências com o idioma. Em “Introdução à Língua e Cultura Alemã I”, os participantes aprenderão temas básicos como alfabeto, pronúncia, números, pequenos diálogos, formas de se apresentar, entre outros.
Já no segundo módulo, “Introdução à Língua e Cultura Alemã II”, os interessados terão conteúdos sobre corpo, saúde, vestuário, profissões, tempo, férias e outros assuntos mais complexos. Para participar do segundo módulo, é necessário ter concluído o primeiro ou ter sido aprovado em avaliação de nivelamento aplicada no primeiro dia de aula. As inscrições vão de 10 a 12 de março.
As aulas também acontecerão de março a junho com 12 aulas e incluirá provas. O primeiro módulo será realizado às quintas-feiras, das 19h às 22h; já o segundo, ocorrerá às terças-feiras, no mesmo horário. As aulas acontecerão no Anfiteatro Armando Toshio Natsume do SEL, que fica ao lado do campo de futebol.
A ideia é despertar no público o interesse pela cultura e o idioma da Alemanha. Além disso, o projeto busca fomentar iniciativas de trabalho voluntário, nas quais os alunos compartilham o conhecimento adquirido em suas experiências acadêmicas na USP.
Japonês (30 vagas)
Para se inscrever no curso de japonês também não é necessário ter experiência com a língua. Para participar, é preciso preencher o formulário que estará disponível neste link.
Por lá, os participantes aprenderão temas como alfabeto, partículas de conexão de frases e conjugação verbal, costumes, saudações e cumprimentos, além de aspectos culturais que envolvem comportamentos próprios da cultura japonesa.
Ao todo, serão 10 aulas e uma prova, no período de 20 de março a 19 de junho. O curso vai rolar às sextas-feiras, das 13h30 às 16h50, na sala de seminários do SEL. Todo o conteúdo da atividade será elaborado e ministrado por jovens voluntários que possuem experiência com o japonês.