Aprendizagem baseada em problemas estimula o pensamento crítico
Esse tipo de aprendizagem vai além das funções básicas de identificar, reconhecer, organizar e memorizar tarefas
Criada nas universidades Maastrich, da Holanda, e McMaster, do Canadá, a aprendizagem baseada em problemas, como o nome indica, se fundamenta em propor questionamentos para que os estudantes possam desenvolver habilidades de análise e alcançar a soluções viáveis para as atividades propostas pelos professores.
O blog Novos Alunos, do SEB (Sistema Educacional Brasileiro), explica como esse conceito, aplicado em sala de aula, estimula o pensamento crítico e a ação planejada. Na PBL (sigla em inglês para essa metodologia), é necessário, porém, que essas questões estejam de acordo com a realidade vivida pelos estudantes.
Os princípios básicos dessa metodologia
Como já sabemos, a aprendizagem baseada em problemas é uma metodologia ativa, na qual os alunos precisam refletir sobre os problemas e apresentar possíveis soluções. Ela é baseada em alguns pilares, que são:
- Pesquisa mostra relação entre dieta e interrupção de crescimento de câncer
- Estudo aponta vitamina que pode baixar a pressão arterial em idosos
- Estudo descobre bebida que é capaz de reduzir a pressão arterial
- Saiba quais são os 6 maiores teatros do Brasil
- abordagem totalmente focada no aluno, que deve promover a aprendizagem por si mesma;
destaque para o desenvolvimento cognitivo; - integração entre os elementos práticos e teóricos, ou seja, o conhecimento é utilizado para se chegar à resolução do problema;
- criação de temas ao redor dos problemas (em vez de disciplinas);
integração interdisciplinar. - Todas essas características formam a PBL e são cruciais para que ela seja colocada em prática de forma eficaz, acertada e bem-sucedida.
Vantagens da aprendizagem baseada em problemas
É praticamente impossível determinar qual é a metodologia de ensino perfeita e mais adequada para os alunos, principalmente porque isso envolve diferentes variáveis. Avaliar quais vantagens as metodologias podem proporcionar é uma das formas de identificar se vale a pena apostar em um método.
A seguir, mostramos os principais benefícios da aprendizagem baseada em problemas.
Formação de autonomia
A PBL ajuda os estudantes a desenvolverem a capacidade de analisar as informações e desenvolver conclusões e soluções por si próprios. Isso significa mais autonomia em várias áreas da vida.
Quer saber mais sobre aprendizagem baseada em problemas? Acesse o blog Novos Alunos.