Desenferruje seu raciocínio lógico com práticas simples e divertidas

Sudoku, palavras-cruzadas, xadrez, cartas... vale tudo para manter a mente afiada

Por: SEB (Sistema Educacional Brasileiro)

Apesar de estar ligado às ciências exatas, em especial à matemática, o raciocínio lógico está presente em todas as áreas do conhecimento e não precisa aparecer apenas em forma numérica. A lógica é usada em questões corriqueiras, como arrumar uma armário, ou mais complexas, como tomar decisões em um exame.

Biblioteca oferece aulas gratuitas de xadrez para deficientes visuais
Xadrez é uma excelente forma de deixar a mente bastante ativa

O SEB (Sistema Educacional Brasileiro) indica algumas práticas para exercitar essa habilidade fundamental para passar em vestibulares, se dar bem no Enem e resolver problemas pessoais e do futuro profissional. Treinar o raciocínio lógico, porém, não precisa ser chato.

Abaixo, veja algumas ideias do site Novos Alunos, do SEB:

Sudoku

É uma espécie de quebra-cabeça, mas que usa números sequenciais. Treina a atenção e a perspicácia para saber como terminar cada problema.

por BurAnd/istockphoto
Diversão que estimula o pensamento lógico e a resolução de problemas

Palavras-cruzada

Palavras-cruzadas são formas de aprimorar o vocabulário e estimular a mente para que encontre o termo correspondente a cada pergunta.

Xadrez

Muito conhecido por suas vantagens em ajudar o pensamento lógico e a resolução de problemas, o xadrez é uma excelente forma de deixar a mente bastante ativa. Como cada peça tem um movimento diferente, é necessário desenvolver bastante estratégia para vencer.

Cartas

Da mesma forma, jogos de cartas treinam a habilidade de pensar em novas estratégias, deixando a mente mais afiada para o raciocínio. Além disso, ajudam o cérebro a encontrar padrões e respostas dedutivas.

Quer mais dicas para desenvolver o raciocínio lógico? Acesse o site Novos Alunos e descubra outras.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.