Últimas notícias:

Loading...

Assista a filmes infantis que estimulam o estudo e a criatividade

Filmes também são ótimos para auxiliar no desenvolvimento do senso crítico

Por: SEB (Sistema Educacional Brasileiro)
Ouça este conteúdo

Muitas histórias despertam no público infantil traços como empatia, criatividade e consciência ambiental, sejam elas da literatura, do folclore ou do cinema. Nesse contexto, existem filmes que semeiam ideias e aguçam a curiosidade sobre questões relevantes na atualidade por meio do entretenimento.

O blog Novos Alunos, do Grupo SEB (Sistema Educacional Brasileiro), selecionou alguns desses títulos que apresentam benefícios da sétima arte para os pequenos. Veja:

Nausicaä do Vale do Vento

Crédito: DivulgaçãoFilme aborda a relação de co-dependência entre a humanidade e o espaço

“Nausicaä do Vale do Vento” é uma animação do diretor japonês Hayao Miyazaki, coordenador do Studio Ghibli e responsável por outras obras-primas como “A Viagem de Chihiro”, “Princesa Mononoke” e “Meu Vizinho Totoro”. O filme narra uma série de eventos que ocorrem após o ecossistema da Terra ter sido destruído pela ganância do homem.

A personagem principal é uma das sobreviventes da tragédia e investiga uma misteriosa vegetação, conhecida como Mar de Corrupção, que se prolifera pela superfície do globo. Ela é tóxica para seres humanos, apesar de conter muitas formas de vida em seu interior.

Como aborda essa relação de co-dependência entre a humanidade e o espaço em que habita, é uma ótima ferramenta para despertar a percepção infantil para a importância da natureza e os problemas ambientais com os quais já começamos a lidar.

2. Wall-E

Crédito: DivulgaçãoWall-E é um clássico que, desde seu lançamento, encanta adultos e crianças

“Wall-E” é um clássico que, desde seu lançamento, encanta adultos e crianças. O longa-metragem é uma animação da Pixar que, assim como Nausicaä, ilustra um futuro distópico e aborda questões como a destruição da flora e da fauna terrestre e a dependência da humanidade em relação ao uso de tecnologia.

A história é mostrada a partir do ponto de vista de dois robôs, já que a população de humanos restante vive em uma estação espacial. Wall-E é o carismático robozinho responsável por organizar o lixo que cobre o planeta, enquanto Eva tem a missão de localizar uma forma de vida orgânica em meio a pilhas e pilhas de entulho.

Entre tantas reflexões importantes, o filme também mostra de uma forma muito lúdica as consequências da falta de atividades físicas. Com um final profundamente tocante e uma mensagem poderosa, o filme é obrigatório no repertório de projetos familiares.

3. As Aventuras do Avião Vermelho

Crédito: DivulgaçãoFilme inspirado no livro homônimo de Érico Veríssimo

“As Aventuras do Avião Vermelho” é uma criativa produção brasileira que conta com a direção de Frederico Pinto e José Maia, baseada no livro homônimo de Érico Veríssimo. O enredo retrata a vida problemática do solitário Fernandinho após a morte de sua mãe.

O garoto embarca em uma aventura muito rica e imaginativa após ganhar do pai um livro que tem como personagem central o Capitão Tormenta. Com seu avião vermelho, Fernandinho visita lugares como a Lua, a Rússia, a China e a Índia, passando até pelo fundo do mar. Ao longo da jornada, ele vai descobrindo a importância da leitura e de se conectar com outras pessoas.

4. O Mundo dos Pequeninos

Crédito: DivulgaçãoEnredo aborda nossa capacidade de aceitar e conviver com o diferente

Adaptado da obra de Mary Norton, “The Borrowers”, a animação japonesa — também do Studio Ghibli — retrata uma família de pequenos seres, que, exceto por sua altura diminuta, muito se parecem com os humanos.

A protagonista, Arietty, luta com insetos, usa um grampo de roupas para prender o cabelo e, eventualmente, estabelece uma amizade com Sho, um garoto humano e doente que descobre sua existência por acidente. Trata-se de um enredo que aborda de maneira sensível nossa capacidade de aceitar e conviver com o diferente.

5. O Grilo Feliz

Crédito: DivulgaçãoO Grilo Feliz é uma animação brasileira ambientada na Floresta Amazônica

“O Grilo Feliz” é uma animação brasileira dirigida por Walbercy Ribas e ambientada na Floresta Amazônica, apresentando um sábio e talentoso grilo como protagonista. O Grilo é músico e compõe melodias para a estrela mais brilhante do céu, a Estrela Linda.

Com a chegada de Maledeto, um terrível lagarto que sequestra a companheira de Grilo e oprime o povo da floresta, o herói precisa encontrar uma maneira de resgatar sua amada. Trata-se de uma fábula com um enredo simples de acompanhar e bastante sensível!


Além do benefício de aumentar o repertório intelectual, um dos mais importantes dos filmes infantis é que, por meio deles, a família pode desfrutar de momentos deliciosos de interação, o que fortalece laços e reforça a conexão afetiva, um importante instrumento da Educação Infantil.

Quer conhecer outros filmes estimulantes para as crianças? Acesse o site Novos Alunos e confira.


Grupo SEB

Além do blog, que trata sobre assuntos como educação bilíngue, período integral, ensino médio, vestibulares e Enem, você pode acompanhar o conteúdo do SEB por meio da página no Facebook e no canal do Youtube.