Bolsas de graduação para mulheres e pessoas não binárias

As inscrições podem ser feitas até 13 de dezembro

O programa Science Ambassador, lançado pelo Cards Against Humanity, está com inscrições abertas até dia 13 de dezembro. A iniciativa concede bolsas a mulheres e pessoas não binárias que pretendam estudar campos da ciência, tecnologia, engenharia e matemática (a sigla STEM, em inglês) na graduação.

A iniciativa cobre integralmente os gastos com anuidade por até quatro anos nas instituições escolhidas pelas candidatas. De acordo com a organização, mesmo alunas que pretendam estudar em universidades fora dos Estados Unidos são elegíveis.

Bolsas de graduação para mulheres e pessoas não binárias
Créditos: iStock
Bolsas de graduação para mulheres e pessoas não binárias

Podem se candidatar alunas que já estejam na graduação, ou que estejam no último ano do Ensino Médio, às vésperas da candidatura.

A única exigência para concorrer à bolsa é de que a estudante pretenda fazer a graduação completa voltada a uma área que se encaixe na sigla STEM. Neste link, é possível ver todos os cursos que se enquadram nessa categoria.

Como se candidatar ao programa de bolsas da Science Ambassador

Para se candidatar, a aluna interessada precisa enviar um vídeo de até três minutos explicando, em inglês, um conceito da área de STEM do qual ela gosta.

O assunto não precisa ser o tema de pesquisa da candidata, apenas um tema pelo qual ela tenha muito interesse. Pode ser uma temática dentro da Astronomia, por exemplo, ainda que a aluna deseje estudar Engenharia Civil na faculdade.

O essencial é que o vídeo seja criativo, empolgante, didático e cientificamente preciso. O vídeo deve ser colocado no YouTube e marcado como “público”. Para ter uma ideia do formato, basta acessar exemplos das finalistas de anos passados.

Para fazer a inscrição online, basta preencher o formulário no site da Science Ambassador. Como parte do processo será necessário oferecer algumas informações de contato, da sua trajetória de estudos e de seus planos para o futuro. Também será necessário inserir o link do vídeo no YouTube e marcar qual é o público-alvo dele, dentre algumas opções.

As inscrições podem ser feitas até 13 de dezembro. Após confirmar sua candidatura, a aluna ainda pode fazer alterações nos dados colocados até a data final — é possível até trocar o vídeo até essa data.

As candidaturas serão avaliadas, e algumas alunas serão selecionadas para mais uma etapa do processo no começo de 2024. As bolsistas escolhidas serão anunciadas em abril de 2024.