Centro cultural recebe oficinas de trançados e pinturas corporais indígenas
O Centro Cultural Povos da Amazônia recebe a Oficina de Pinturas e Trançado Indígena, entre os dias 16 e 19 de junho. Promovida pela Secretaria de Cultura, a atividade tem entrada Catraca Livre e acontece pela manhã, às 9h, e de tarde, às 13h e às 15h.
A cultura indígena está cada vez mais inserida no cotidiano da sociedade, seja ela por meio da fala, gastronomia ou da arte. As tribos indígenas se destacam na arte da cerâmica, trançado e enfeites corporais, sempre relacionados às simbologias dos nossos povos nativos.
A oficina de artesanato trançado acontece na terça, dia 16 e quinta, dia 18, e conta com demonstração das técnicas do trançado da etnia Desana e confecção artesanal. A técnica é usada para confeccionar, por exemplo, cocares, tangas, pulseiras, redes para pescar e dormir e instrumentos musicais.
- O que fazer em Paraty? Roteiro de 3 dias para aproveitar ao máximo
- Câncer de pâncreas: conheça os principais sintomas e saiba mais sobre os avanços no tratamento
- Quanto custa viajar para Fernando de Noronha em 2025
- Confira a agenda de Stand Up no ABC Paulista de 09 até 12/01
Nas aulas de pintura corporal, os alunos assistem à demonstração das técnicas e logo são convidados a fazerem pinturas corporais ou grafismos em papel. Os índios acreditam que as boas tintas e pinturas garantem boa sorte na caça, na guerra e nas viagens. A oficina acontece nos dias 17 e 19 de junho.