Como os games podem auxiliar no desenvolvimento infantil
Há opções de jogos que trabalham desde o ensino de disciplinas do currículo escolar até a coordenação motora das crianças
Até pouco tempo, os jogos virtuais eram vistos como os grandes vilões para as crianças: imersas em um mundo que não era real, elas estariam gastando o tempo que deveria ser focado no aprendizado com uma atividade que pouco acrescentaria para o crescimento físico e intelectual. Essa afirmação poderia até fazer sentido quando os primeiros jogos foram lançados.
Atualmente, há uma enorme gama de opções que trabalham desde o ensino de disciplinas do currículo escolar até a coordenação motora das crianças. Com isso, videogame e desenvolvimento infantil vão se tornando grandes aliados e pesquisas já comprovam os benefícios desse recurso no aprendizado.
O SEB (Sistema Educacional Brasileiro) preparou este conteúdo especial para explicar melhor sobre quais são os reais resultados que o uso dos videogames, quando bem monitorados, podem trazer para o dia a dia dos seus filhos.
- Este sinal de alerta de câncer de intestino você não pode ignorar
- Saiba quais são os sinais de câncer nos olhos
- Com câmera de 200MP, Samsung Galaxy S24 Ultra está com preço imperdível no Saldão de Verão! Corre!
- Quebrada Dog aposta em hot dog artesanal na periferia de São Paulo
Qualquer tipo de jogo ou atividade lúdica pode contribuir para a jornada de crescimento de uma criança. Essas diferentes formas de aprendizado já foram incorporadas ao ensino tradicional há algum tempo e fazem parte do dia a dia das crianças. O videogame é apenas uma modernização do trabalho que já era realizado: agora, tudo passa a ser digital.
Videogames e desenvolvimento infantil na prática
Veja alguns exemplos de jogos que podem ser utilizados como forma de complementar o currículo básico de ensino, tornando a sala de aula mais dinâmica e sendo uma boa opção de diversão em casa.
Motivando a prática de exercícios
Além dos esportes tradicionais, os alunos podem mexer todo o corpo com os jogos de videogame. O Just Dance é um dos exemplos: é só escolher uma música e repetir a coreografia ensinada pelo game. A pontuação é contada a partir da leitura de movimentos do corpo que os sensores fazem. Quanto mais passos corretos, maior a pontuação!
Incentivando o cuidado
Aprender mais sobre a fauna e a importância do cuidado com os animais e com a natureza: tudo isso é possível com o Kinectimals. A criança é responsável por tomar conta de um filhote felino e fazer as atividades que ele precisa para sobreviver, como dar comida e banho. Também é possível ensinar alguns truques aos bichinhos e fazer carinho neles!
Reforçando a atenção
Seu filho parece vidrado demais em um determinado jogo criativo? Vale lembrar que os games também são um importante reforço da atenção e do foco para atingir objetivos, o que é muito importante no dia a dia. Os famosos jogos arcade, como o Tetris, são um exemplo disso. Qualquer descuido faz com que as peças que caem do alto não tenham encaixe com as que já estão empilhadas embaixo e, com a sucessão de erros, você perde.
Aprendendo um novo idioma
Muito dos jogos de videogame não foram traduzidos para o português ou não têm a opção de selecionar o idioma desejado. Utilizar os jogos totalmente em inglês, por exemplo, são uma forma de ampliar o seu vocabulário com os mais diferentes assuntos, desde comandos básicos, que são pedidos para avançar no jogo, até os detalhes de cenário, por exemplo.
Pais e escolas como aliados
Quando os videogames são inseridos no dia a dia dos pequenos, é importante que haja um acompanhamento dos pais para definir limites, como a frequência de uso dos videogames durante a semana e a quantidade de tempo permitida para brincar, além de definir com quais jogos ele poderá interagir e se essa será uma atividade individual ou para conectar toda a família.
Curtiu? Continue lendo sobre o tema no blog Novos Alunos.