Últimas notícias:

Loading...

Conheça vantagens de aprender exatas em inglês

Educação bilíngue promove uma verdadeira imersão em língua estrangeira

Por: SEB (Sistema Educacional Brasileiro)
Ouça este conteúdo

Ter aulas de diversas áreas em inglês é uma das formas mais completas de se relacionar com o idioma. A educação bilíngue nasceu com a proposta de conectar as matérias tradicionais do currículo escolar, incluindo as exatas, com a prática de uma língua estrangeira.

O blog Novos Alunos, do SEB (Sistema Educacional Brasileiro), mostra algumas das vantagens dessa mistura para alcançar a fluência em qualquer idioma. Quanto maior o contato com a língua, mais o estudante desenvolverá habilidades que também serão úteis na vida profissional.

Como funciona a educação bilíngue?

Crédito: IStock/PeopleImagesOs benefícios de aprender matemática em outro idioma

Mais que ensinar os alunos a desenvolverem seu inglês, a educação bilíngue tem o objetivo de tornar essa segunda língua tão familiar quanto o português, nossa língua materna.

Para isso, as escolas com essa proposta incorporam o idioma estrangeiro ao currículo regular, a fim de que você possa aprender a falar por meio do contato com as matérias da escola e situações do dia a dia.

Como aprender exatas em inglês?

Primeiramente, para que a educação bilíngue funcione, todos os professores precisam ser fluentes em inglês. Mas não apenas com conhecimentos gerais: eles precisam saber como ministrar aulas no idioma. No caso das matérias de exatas, por exemplo, todas as expressões, fórmulas e jargões de Física, Química, Matemática, Desenho Geométrico e outras devem estar na ponta da língua.

Para que você tenha uma verdadeira imersão na língua inglesa

O estilo de cada aula também tem que ser diferente. Você e outros alunos têm seu próprio jeito de aprender: alguns vão mais rápido, outros mais devagar, enquanto uns memorizam tudo facilmente e por aí vai. Então, as aulas precisam ser flexíveis e o professor deve adaptá-las a cada turma para que todos possam aprender com qualidade e identidade própria.

Os materiais didáticos adotados pela escola também são criados especialmente para a educação bilíngue, para que você tenha uma verdadeira imersão na língua inglesa e aprenda de forma contextualizada. Tudo é aprendido muito mais rápido quando o aluno se torna protagonista e sai da teoria para a prática. Não é o máximo?

Por isso, você participa de muitos projetos práticos para trabalhar os conceitos das matérias de exatas, melhorar seu raciocínio lógico, solucionar problemas e vencer desafios. São momentos em que você põe a mão na massa e se torna um engenheiro ou um cientista, sempre com muita diversão!

Conseguir compreender ensinamentos na língua de origem

Em diversas áreas, especialmente em exatas, muitos dos conceitos foram cunhados em inglês. Um exemplo disso são os termos técnicos da área de informática. Ao adquirir fluência no idioma, você realmente compreende a razão de essas expressões serem utilizadas, o que facilita inclusive a compreensão dos conceitos.

Além disso, no caso de qualquer tipo de comunicação em inglês sobre o assunto é possível explicar com muito mais detalhes e utilizar o vocabulário corretamente.

Quer saber mais? O blog Novos Alunos está à sua espera.