Cresce busca de brasileiros por universidades de Portugal
Além do peso no diploma de uma faculdade europeia, custo benefício e idioma atrai estudantes ao país lusitano
Nos últimos 5 anos, a procura de brasileiros para estudar em universidades de Portugal aumentou em 123%, segundo dados fornecidos pela Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC) do Ministério da Educação português.
Atualmente, o Brasil é o terceiro país com mais estudantes em Portugal, atrás apenas da França, que registrou um aumento de 340%, e da Guiné-Bissau com um aumento de 1.085%.
Além da vasta oferta –são 17 instituições de ensino (confira a relação abaixo)–, com mais variados cursos, as universidades portuguesas destacam-se por atender àqueles que almejam uma sólida preparação científica –seja nos cursos de seja licenciatura, mestrado ou doutorado– que habilite o aluno ao exercício de diversas atividades profissionais.
- Universidade da Irlanda oferece bolsas de estudo a brasileiros; inscreva-se enquanto dá tempo!
- Faculdade da USP tem vagas abertas para 2 cursos gratuitos
- Portugal sem perrengue: o que um brasileiro precisa saber para viajar
- Fundação Gates oferece 80 bolsas para pós-graduação em Cambridge
Para além das universidades, também existe em Portugal o ensino politécnico, mais focado na compreensão técnica. Todas aceitam estudantes de nacionalidade não portuguesa e levam em consideração a nota do Enem.
Além disso, há a questão da segurança. Portugal está na 6º posição do Global Index 2022, que evidencia esse fator, a língua, que é a mesma que a nossa, pessoas acolhedoras e nove séculos de história. Tudo isso sem falar no valor que é de R $2752,79 mensais para estudar, o que é menor que muitas faculdades brasileiras, e um custo de vida 41% menor do que nos Estados Unidos.
Por essas razões houve um aumento de 4,4% entre 2019/202 e 2020/2021. Os cursos mais procurados atualmente são nas áreas de ciências empresariais, administração e direito.
17 universdidades para estudar em Portugal
- Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro;
- Universidade de Aveiro;
- Universidade de Beira Interior;
- Universidade de Coimbra;
- Universidade de Évora;
- Universidade do Minho;
- Universidade do Porto;
- Universidade Católica Portuguesa;
- Universidade dos Açores;
- Universidade do Algarve;
- Universidade Aberta;
- Instituto Universitário de Lisboa;
- Universidade da Madeira;
- Instituto Universitário Militar;
- Universidade Lisboa;
- Universidade Nova de Lisboa