Últimas notícias:

Loading...

Evento em SP orienta sobre trabalho e estudo no Canadá

Evento gratuito é destinado a quem quer conhecer mais sobre as oportunidades para estudar e trabalhar no país

Por: Redação

Sonha em morar no Canadá? Essa pode ser sua oportunidade. Neste sábado, 14, a feira ExpoCanadá desembarca em São Paulo. O evento gratuito é destinado a quem quer conhecer mais sobre as oportunidades para estudar e trabalhar no país.

Participam da ExpoCanadá várias entidades educacionais canadenses (colleges, universidades, high school, idiomas e cursos profissionalizantes), empresários que dão dicas de como encontrar um bom emprego, entre outras instituições.

Evento em SP oferece centenas de vagas de emprego no Canadá
Crédito: Franckreporter/iStockEvento em SP oferece centenas de vagas de emprego no Canadá

De acordo com o Statistics Canada, são mais de 915 mil vagas em aberto, e os números aumentam a cada ano Em 2021, eram cerca de 550 mil oportunidades.

A pesquisa revela que um dos motivos para este aumento é a flexibilização contínua das restrições de saúde pública, o que permitiu que mais empresas fizessem planos para que os trabalhadores voltassem ao trabalho presencial. Mas por que estas vagas não são preenchidas? A resposta é curta e direta: faltam profissionais gabaritados e com fluência em inglês.

Nos últimos seis meses, alguns segmentos tiveram um aumento mais significativo no número de vagas. Entre eles: construção civil (110 mil vagas); logística e suprimento (122 mil) e saúde e assistência social (62 mil).

Em São Paulo, a Expo Canadá acontece dia 14 de maio (sábado), das 14h às 19h, no Blue Tree Transatlântico Convention Center (Avenida Cecília Lottenberg, 130, Chácara Santo Antônio), na zona sul da capital.

No Rio de Janeiro a feira será realizada no domingo, 15, das 14h às 18h, no Hotel Mercure Barra da Tijuca (Avenida do Pepê, 56, Barra da Tijuca) na zona oeste.

Canadá tem vagas para todas idades

O Canadá está aberto a profissionais de todas as idades, mas a grande novidade é a abertura de postos de trabalhos  para mulheres de 55 anos ou mais e homens de 25 a 54 anos. Historicamente, o país sempre buscou jovens para compor seu quadro de colaboradores para fazer sua economia girar, mas com a falta de profissionais gabaritados, os seniores estão tendo mais oportunidades e com salários interessantes.

As províncias onde os ganhos são maiores estão entre Ontário, Quebec, New Brunswick, Prince Island e Vancouver.

Quais são os requisitos para poder trabalhar e estudar no Canadá?

Os requisitos vão depender da província e instituição que essa pessoa vai querer estudar no Canadá, mas basicamente precisa ter ensino médio, inglês fluente e comprovar a autonomia financeira para os estudos.

Para trabalhar, o país exige uma licença de trabalho (work permit) – que pode ser concedida de acordo com a necessidade de cada província e de sua avaliação curricular.

Agora, para quem deseja morar, é preciso ter o visto PR (Permanent Residency – Residente Permanente), ou seja, para adquirir este visto é necessário realizar o processo imigratório. É um procedimento que demanda tempo, paciência, dedicação e seriedade na entrega de documentos, além de comprovar boa saúde.

Compartilhe: