Desenferruje seu raciocínio lógico com práticas simples e divertidas
Sudoku, palavras-cruzadas, xadrez, cartas... vale tudo para manter a mente afiada
Apesar de estar ligado às ciências exatas, em especial à matemática, o raciocínio lógico está presente em todas as áreas do conhecimento e não precisa aparecer apenas em forma numérica. A lógica é usada em questões corriqueiras, como arrumar uma armário, ou mais complexas, como tomar decisões em um exame.
O SEB (Sistema Educacional Brasileiro) indica algumas práticas para exercitar essa habilidade fundamental para passar em vestibulares, se dar bem no Enem e resolver problemas pessoais e do futuro profissional. Treinar o raciocínio lógico, porém, não precisa ser chato.
Abaixo, veja algumas ideias do site Novos Alunos, do SEB:
- Entenda o que é aprendizagem adaptativa e quais suas vantagens para tornar o ensino mais eficaz
- Por que a ‘cruzadinha’ ajuda a prevenir o Alzheimer?
- Cozinhar com crianças: entenda benefícios dessa prática para os pequenos
- Comunicação assertiva: veja a importância dessa prática e como adotá-la na escola
Sudoku
É uma espécie de quebra-cabeça, mas que usa números sequenciais. Treina a atenção e a perspicácia para saber como terminar cada problema.
Palavras-cruzada
Palavras-cruzadas são formas de aprimorar o vocabulário e estimular a mente para que encontre o termo correspondente a cada pergunta.
Xadrez
Muito conhecido por suas vantagens em ajudar o pensamento lógico e a resolução de problemas, o xadrez é uma excelente forma de deixar a mente bastante ativa. Como cada peça tem um movimento diferente, é necessário desenvolver bastante estratégia para vencer.
Cartas
Da mesma forma, jogos de cartas treinam a habilidade de pensar em novas estratégias, deixando a mente mais afiada para o raciocínio. Além disso, ajudam o cérebro a encontrar padrões e respostas dedutivas.
Quer mais dicas para desenvolver o raciocínio lógico? Acesse o site Novos Alunos e descubra outras.