Conheça 5 aplicativos para organizar os estudos

Se o semestre ficou bagunçado, a tecnologia pode dar uma ajudinha para colocar as coisas em ordem e aproveitar o resto do ano

Por: SEB (Sistema Educacional Brasileiro)

Os últimos meses foram muito diferentes do que estávamos acostumados. Passar os dias em casa sem deixar a preguiça e a procrastinação dominarem diversos aspectos da nossa vida é uma tarefa difícil, principalmente nos estudos, que demandam dedicação redobrada neste momento. Além das aulas virtuais, existem aplicativos verdadeiramente úteis aos estudantes.

O site Novos Alunos, do SEB (Sistema Educacional Brasileiro), selecionou cinco ferramentas da tecnologia que ajudam a se preparar para o Enem e vestibulares.  Os apps selecionados servem para auxiliar na rotina e na concentração e tornar o cotidiano mais produtivo.

Crédito: Novos Alunos/SEBAplicativos podem ajudar a colocar a casa em ordem

Confira as dicas do SEB:

1. Trello

O Trello é uma conhecida ferramenta de organização e gerenciamento de projetos. Um dos pontos fortes dele é a fácil visualização das tarefas, que podem ser agrupadas por prioridade ou área.

Pensando em aplicativos de estudo, o Trello funciona muito bem para quem quer um espaço para segmentar as necessidades de atenção por disciplina ou área do conhecimento. Tudo isso, claro, de maneira customizada, na forma de áreas, listas e cartões.

2. QuizUp

Quem quer passar no vestibular direto não precisa estudar apenas por meio de livros. Existem também outras opções divertidas e dinâmicas para adquirir e testar os conhecimentos. Uma delas é o QuizUp.

O QuizUp é um aplicativo de estudos que possibilita você se testar continuamente. É um jogo de perguntas e respostas que conecta pessoas de todo o mundo, por meio de interesses compartilhados.

3. Issuu

Sabe aquele assunto que precisa de um pouco mais de aprofundamento com a ajuda de pesquisas? A plataforma de publicações Issuu pode ajudar bastante.

Esse não é apenas um aplicativo de estudos, é também uma ferramenta para entretenimento e leitura. Por meio do Issuu, inúmeras publicações podem ser transformadas em revistas ou brochuras digitais. Isso permite o compartilhamento das informações de forma muito simples — e pode ser utilizado ainda para ler livros.

4. Duolingo

Falando em aprender línguas estrangeiras, o Duolingo é uma plataforma de idiomas muito interessante para quem está mirando a fluência no inglês e no espanhol, entre outros.

A abordagem do aplicativo de estudos é bem leve e intuitiva. As lições são apresentadas no formato de jogo, permitindo uma experiência leve e interativa.

5. Focus To-Do

Para quem busca aprimorar as habilidades de concentração, a fim de potencializar o aprendizado, existe um aplicativo de estudos que aplica a técnica Pomodoro como base. É o Focus To-Do.

A técnica Pomodoro é muito conhecida e nada recente. Foi criada no fim dos anos 80 por um estudante que queria ter mais produtividade na rotina de aprendizado. O objetivo é eliminar os estímulos externos e minimizar o impacto negativo das pausas e distrações, que prejudicam tanto a concentração, quanto a agenda de estudos.

Para conhecer mais detalhes dos aplicativos que ajudam nos estudos, leia em Novos Alunos.