Dicas de book trailers para encantar as crianças pelos livros

24/10/2016 15:22 / Atualizado em 04/05/2020 17:58

*Do nosso parceiro Toda Criança Pode Aprender

O incentivo à leitura é um assunto bastante recorrente aqui no Catraquinha. Para a sorte de todos, diferentes formas de mediação de leitura e projetos incríveis aparecem a todo momento para ajudar na tarefa de apresentar o mundo às crianças por meio das histórias de ficção.

Porém, se ficarmos presos à dimensão apenas do texto, uma dessas ‘portas de entrada’ à leitura pode passar desapercebida quando o assunto é iniciar uma criança ao universo dos livros: os book trailers. É possível aprender também com outras formas de leitura, ainda que sejamos alfabetizados apenas para ler palavras.

Comum no mercado editorial do exterior, a estratégia de apresentar um livro por meio de um pequeno vídeo – similar aos trailers de cinema – é menos utilizada no Brasil do que poderia. Os motivos são muitos, como a própria estrutura limitada das editoras que lutam para sobreviver em um mercado retraído, mas isso é assunto para outro post.

Aliar a história do livro a outras formas de representação amplia a apreensão e estimula a leitura não só do texto, mas também da imagem, que, em um livro ilustrado infantil, é algo fundamental para experenciar a história com o máximo de potencialidades e possibilidades.

Alguns deles são verdadeiras obras à parte - "Como apanhar uma estrela", por exemplo, é uma criação de outra autora, Catarina Sobral, para a história do escritor Oliver Jeffers.
Alguns deles são verdadeiras obras à parte – “Como apanhar uma estrela”, por exemplo, é uma criação de outra autora, Catarina Sobral, para a história do escritor Oliver Jeffers. - Jorge Bravo

Confira essas dicas de 10 book trailers para encantar os pequenos pelos livros, preparadas pelo extinto blog especializado em infância Garatujas Fantásticas, publicada no site do Toda Criança Pode Aprender. Na seleção, livros nacionais e internacionais, para fazer uma viagem pelo livro a partir dos vídeos:

“O Bicho Alfabeto” – Paulo Leminski (Companha das Letras)

“Este chapéu não é meu” – Jon Klassen (WMF Martins Fontes)

“É um livro” – Lane Smith (Companhia das Letrinhas)

“O meu avô” – Catarina Sobral (Orfeu Negro)

“Como apanhar uma estrela” – Oliver Jeffers (Orfeu Negro)

“365 pinguins” – Jean Luc Fromental e Joelle Jolivet (Orfeu Negro)

Quer ver mais dicas? Confira o post completo no site do Toda Criança Pode Aprender.