Ensino de Biologia com paródias é eficiente e tem baixo custo

Estudos na área educacional apontam que o uso de paródia tem boa aceitação pelos estudantes

24/09/2020 17:50

Anos depois que aquele hit fez sucesso, ainda conseguimos nos lembrar da letra, mas –misteriosamente ou não– esquecemos algumas informações logo após ouvirmos. Quando fica difícil de memorizar a diferença entre mutualismo, protocooperação e comensalismo, uma paródia pode resolver.

Relações ecológicas interespecíficas são as interações que ocorrem entre organismos de espécies diferentes
Relações ecológicas interespecíficas são as interações que ocorrem entre organismos de espécies diferentes - Picasa

Uma publicação de docentes do Rio de Janeiro mostrou que as paródias mudaram a atitude de estudantes menos participativos em aulas “convencionais” ou daqueles que se comportavam com timidez e resistência quanto à interação.

Na mesma seara, o curso de licenciatura em ciências biológicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha fez da paródia uma aliada e um objeto de pesquisa.

Segundo relato da experiência, o uso de músicas para fixar conteúdo é um recurso lúdico e prazeroso que tem boa aceitação dos estudantes, além de ser um método de baixo custo, o que o torna de fácil acesso para as escolas.

Relações intraespecíficas são as interações entre indivíduos da mesma espécie
Relações intraespecíficas são as interações entre indivíduos da mesma espécie

Para a sorte de quem vai enfrentar Enem, vestibulares ou concursos, a internet tem bons canais para memorizar conceitos-chave da biologia. Vale lembrar que, antes de decorar uma dessas músicas, descubra quem produziu e se o conteúdo é confiável.

Veja, abaixo, algumas sugestões para potencializar o estudo de ciências biológicas.

BioloHits

O canal BioloHits, dos professores Daniel Reis e Rafael Lyra, é um festival de versões divertidas (e educativas) dos grandes sucessos do momento –exatamente o que o nome promete.

Petlicbio

Parte do Programa de Educação Tutorial (PET), estudantes do curso de Biologia do IFSP-SP (Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de São Paulo) desenvolveram um projeto com paródias e vídeos voltados ao Ensino Fundamental 2 e Médio.

O conteúdo de fica disponível no Instagram, Facebook e YouTube. Assista a um deles:

Me Gusta Bio

O professor de biologia Gustavo Schmidt, dono do canal Me Gusta Bio, oferece paródias, resumos e videoaulas com conteúdo de biologia e a ciência. Sem miséria, o biólogo reuniu os “greatest hits” em um só vídeo. Confira: