Aproveite as férias para realizar experiências com as crianças em casa
A curiosidade e a vontade de colocar a “mão na massa” são características dos pequenos
Atividades que envolvem a experimentação são ótimas para entreter e capturar o interesse dos cientistas-mirins durante as férias. O blog Novos Alunos, do Grupo SEB (Sistema Educacional Brasileiro), fez uma lista com experiências simples e gratificantes para toda a família.
Entenda a importância dos experimentos na infância
As crianças são pequenos cientistas por natureza. É por meio da tentativa e do erro, da observação de causas e efeitos, e da prática contextualizada que as crianças constroem sua compreensão do mundo e começam a desenvolver seu pensamento crítico. É por isso que as experiências científicas para crianças são tão interessantes e proveitosas!
Na infância, é tão importante aprender brincando e colocar a “mão na massa”, que existem metodologias de ensino totalmente alinhadas com tais ideias. Duas delas são a aprendizagem baseada em projetos e a aprendizagem baseada em problemas, em que os estudantes lidam com problemas reais e interdisciplinares.
- Entenda o que é aprendizagem adaptativa e quais suas vantagens para tornar o ensino mais eficaz
- 3 destinos perfeitos para viajar com crianças onde elas aproveitam tanto quanto adultos
- Atrium Shopping tem programação de férias com oficinas para criançada
- Julho no Sesc Santo André: programação está recheada de atividades para agitar o período de férias
Essas metodologias têm como foco a participação ativa da criança na construção do seu conhecimento. São os pequenos que levantam hipóteses, refletem sobre possíveis soluções, colocam em prática suas teorias e, assim, têm um aprendizado mais significativo.
Essas duas metodologias são grandes tendências da Educação, pois assim como nos experimentos científicos, são um forte estímulo à criatividade, à curiosidade, à habilidade de resolver problemas e ao pensamento crítico.
Veja ideias de experiências científicas para crianças
Vulcão de lava
Os vulcões caseiros estão entre as experiências científicas para crianças mais conhecidas e, também, entre as mais divertidas! Para construir o seu vulcão, providencie:
-
- uma garrafa PET vazia de 2 litros;
- papel pedra ou papel machê;
- bicarbonato de sódio;
- sabão em pó;
- corante vermelho, amarelo ou laranja;
- vinagre.
Primeiro, chame seu filho para a construção do vulcão. A garrafa PET forma a base — corte a parte de cima para formar a “cratera”. Em volta da garrafa, vocês podem usar papel pedra, papel machê ou até mesmo jornal e cola para moldar o vulcão. Depois, coloquem dentro da cratera:
- 2 colheres de sabão em pó;
- 6 colheres de água;
- 1 xícara e meia de vinagre;
- os corantes de sua preferência.
Para provocar a erupção, basta adicionar a essa mistura cerca de meia xícara de bicarbonato de sódio.
Ciclo da água
Que tal fazer uma pequena atmosfera dentro de uma jarra? É isso mesmo! Com esse experimento, as crianças podem aprender mais sobre o ciclo da água e os fenômenos da natureza. Você vai precisar de:
- uma jarra de vidro temperado;
- um prato fundo;
- água;
- cubos de gelo.
Ferva um pouco de água e, depois, transfira o líquido quente para a jarra de vidro. Coloque o prato virado para cima na boca da jarra e espere um pouco até que o vapor da água acumule no prato. Em seguida, coloque alguns cubos de gelo em cima do prato, e voilà: começará a chover dentro da jarra.
Isso porque o ar quente da jarra encontrará o ar frio que está em cima do prato, o que vai provocar a condensação do vapor e a formação de gotas de água. É exatamente isso que ocorre na atmosfera. Antes de explicar esses fenômenos para seu filho, deixe-o refletir um pouco e levantar hipóteses, para que ele possa participar ativamente da construção do conhecimento.
Disco de Newton
Já ouviu falar no disco de Newton? Esse é um experimento bastante conhecido na Física e pode deixar os pequenos fascinados! Anote aí os materiais:
- papelão;
- cartolina branca;
- tintas nas cores vermelho, laranja, amarelo, azul, verde, violeta e anil;
- cola branca;
- furador de papel;
- um lápis ou palito de churrasco;
- fita adesiva.
Primeiro, corte o molde de um círculo no papelão e encape com a cartolina branca. Use uma régua para marcar 7 divisões triangulares no círculo, todas com o mesmo tamanho — parecerá uma pizza. Faça um furo bem no centro e passe o lápis ou vareta, fixando-o com auxílio de uma fita adesiva.
Por último, pinte cada uma das divisões com uma das cores do arco íris. Espere secar e pronto: use o apoio do lápis ou da vareta para girar o disco o mais rápido que puder. A mistura das cores durante a rotação fará com que todas desapareçam e o círculo se torne branco.
Agora que você viu por que as experiências científicas para crianças são excelentes pedidas para momentos de diversão e podem contribuir bastante com o desenvolvimento dos pequenos, que tal conhecer outras ideias? Acesse o blog Novos Alunos e veja mais!
Grupo SEB
Além do blog, que trata sobre assuntos como educação bilíngue, período integral, ensino médio, vestibulares e Enem, você pode acompanhar o conteúdo do SEB por meio da página no Facebook , no perfil no Instagram e no canal do Youtube.