Últimas notícias:

Loading...

Minecraft e Roblox podem ajudar no aprendizado das crianças

Para despertar a curiosidade, fortalecer os laços, aprender e crescer, a brincadeira é uma ótima opção para as crianças fazerem junto com a família

Por: SEB (Sistema Educacional Brasileiro)

Minecraft e Roblox são dois jogos muito populares entre crianças e adolescentes. Além do entretenimento, esses games também podem ser usados para trabalhar o conhecimento e estimular o desenvolvimento de diversas competências, possibilitando o aprendizado e o desenvolvimento social dos pequenos.

O blog Novos Alunos, do Grupo SEB (Sistema Educacional Brasileiro), mostra como esses jogos, com ideia semelhante ao Lego e jogos analógicos, realmente ajudam no aprendizado dos alunos. Acompanhe!

Minecraft e Roblox podem ajudar no aprendizado das crianças
Crédito: Alena Darmel/PexelsMinecraft e Roblox podem ajudar no aprendizado das crianças

Saiba o que são os jogos Minecraft e Roblox

Não é novidade que os jogos mais famosos, hoje em dia, são Minecraft e Roblox. Basta colocar esses nomes em um site de busca que surgem diversos conteúdos sobre o assunto, com tutoriais, informações e novidades desses games.

Se seu filho foi conquistado por algum desses jogos, saiba com detalhes sobre cada um deles.

Minecraft

Inicialmente, o Minecraft foi produzido de forma independente, ou seja, não teve investimento de grandes empresas produtoras. Aos poucos, conquistou seu espaço no mercado, tornando-se um dos maiores jogos da atualidade.

Consiste em um mundo aberto, no qual os jogadores exploram o ambiente e podem adquirir recursos e construir cenários e elementos livremente. O visual é formado por blocos, os quais facilitam na construção, trabalhando conceitos espaciais de geometria e de matemática, além do desenvolvimento do senso estético.

O jogador precisa encontrar recursos, como metais e madeira, para construir sua própria casa, plantar sua comida e, dependendo do modo do jogo, tentar sobreviver no ambiente. Além disso, é possível superar desafios propostos de forma estratégica, ajudando a desenvolver o raciocínio lógico de forma divertida.

Roblox

O Roblox é similar ao Minecraft e está disponível desde 2004, mas começou a conquistar seu espaço a partir de 2015. A ideia desse jogo surgiu de um engenheiro chamado David Baszucki, que precisava de novas maneiras para estimular o interesse e ensinar conceitos básicos de física para seus alunos.

Por isso, o jogo é mais educativo e sua dinâmica permite que os usuários criem seu próprio mundo, podendo ser considerado uma plataforma de desenvolvimento de jogo on-line. Como os elementos do Roblox são gerados pelos próprios jogadores, as crianças são expostas a uma boa quantidade de materiais e diversas possibilidades de construção.

Descubra benefícios para crianças ao jogar Minecraft e Roblox

Minecraft e Roblox podem ajudar no aprendizado das crianças Para despertar a curiosidade, fortalecer os laços, aprender e crescer, a brincadeira é uma ótima opção para as crianças fazerem junto com a família
Crédito: Donna Sloan/PixabayPara despertar a curiosidade, fortalecer os laços, aprender e crescer, o jogo é uma ótima opção para as crianças

Com tantos recursos e possibilidades nos jogos, como o Minecraft e Roblox podem contribuir com o aprendizado?

Veja, a seguir, a relação entre esses videogames e o desenvolvimento infantil!

1. Exercita a capacidade de planejamento e de tomada de decisões

Com tanta liberdade, é preciso fazer escolhas para criar seu próprio mundo da forma que desejar. Dessa maneira, a criança exercita a capacidade de planejar e de tomar decisões. Mesmo que o jogador queira destruir algo já feito, é possível reunir os materiais gerados e reorganizá-los para criar um novo ambiente de sua preferência.

Para se proteger dos inimigos que estão espalhados no ambiente virtual, os jogadores podem criar estratégias para aumentar a segurança do seu território e assegurar suas construções, que podem destruídas por esses “monstros”.

2. Promove conhecimento histórico

A liberdade presente em Minecraft e Roblox proporciona a reprodução de construções históricas, como monumentos, castelos e lugares importantes. Essa é uma forma prática e motivadora de utilizar esses jogos.

Um exemplo para utilizar essa ferramenta na aprendizagem é dividir grupos, e cada um deles ter que recriar uma época no game. Com isso, será necessário fazer pesquisas e discussões sobre a estrutura e a linha do tempo desses períodos.

3. Desenvolve o espírito do trabalho em equipe

Os alunos mais familiarizados nos jogos podem aproveitar para ensinar outras crianças a construírem no mundo virtual. Com isso, o espírito de trabalho em equipe é desenvolvido de forma divertida e moderna, mostrando a importância de produzir trabalhos colaborativos nas aulas.

Crédito: Alexander Kovalev/PexelsJogar é um momento é importante para interagir e se aproximar dos entes queridos

Quer saber mais como esses jogos unem o útil ao agradável e contribuem para a educação de forma divertida? Acesse o blog Novos Alunos e leia o artigo completo!


Grupo SEB

Além do blog, que trata sobre assuntos como educação bilíngue, período integral, ensino médio, vestibulares e Enem, você pode acompanhar o conteúdo do SEB por meio da página no Facebook , no perfil no Instagram e no canal do Youtube.