Inglês da escola é suficiente para fazer intercâmbio? Descubra
Vocabulário e conversação ensinados na escola podem ser insuficientes a um intercambista
Entre os principais destinos para intercâmbio de estudantes brasileiros estão Canadá, Austrália, Inglaterra e Estados Unidos –além de outros países que se comunicam, também, por meio da língua inglesa. As aulas de inglês começam no Ensino Fundamental, mas esse conteúdo é o suficiente para um intercambista?
O inglês enquanto disciplina escolar isolada não torna ninguém fluente. Para se preparar para a experiência de estudar fora, o blog Novos Alunos, do Grupo SEB (Sistema Educacional Brasileiro), reuniu alguns conselhos para quem quer entrar em um mundo poliglota.
O inglês da escola e sua ineficácia
A legislação que fundamenta a educação brasileira (LDB) afirma obrigatoriedade do inglês a partir do sexto ano do Ensino Fundamental.
- Escovar os dentes ajuda a prevenir grave doença, revela Harvard
- América Central: 5 países para incluir na sua próxima viagem
- Férias com crianças a 40 minutos de São Paulo
- Já ouviu falar de transplante de sobrancelha? Veja curiosidades sobre o procedimento
Cada vez mais educadores estão preparando os alunos do ensino fundamental e médio para as demandas que enfrentarão no futuro, ao ingressarem no ensino superior e no mercado de trabalho e promovendo a vivência dos estudantes em outro contexto: o intercâmbio e a imersão cultural que ele promove.
Acontece que estudar inglês enquanto disciplina durante uma ou duas horas por semana, em uma turma com trinta alunos, não é o suficiente para dominar o idioma, ou ser fluente nele. Para adquirir proficiência em qualquer língua, entenda, é preciso de tempo, prática, dedicação e assiduidade.
O ensino de inglês não pode ser apenas teórico, mas focado na comunicação, na usabilidade do idioma. A maioria dos vestibulandos se forma conhecendo algumas regras gramaticais, porém sem saber conectar esses elementos e efetivamente se comunicar.
Como tudo na vida, aprender as regras do jogo é apenas o primeiro passo. É fundamental saber jogar! Para suprir essa falta crônica de uma metodologia adequada no ensino da língua inglesa, surgiu a educação bilíngue.
Quer saber mais sobre a educação bilíngue e as vantagens dela a longo prazo? Acesse o site Novos Alunos e descubra.
Grupo SEB
Além do blog, que trata sobre assuntos como educação bilíngue, período integral, ensino médio, vestibulares e Enem, você pode acompanhar o conteúdo do SEB por meio da página no Facebook e no canal do Youtube.