Grupo educacional propõe trabalhar a lógica computacional desde a infância

Estudo de tecnologia nos anos iniciais de formação está cada vez mais presente nas escolas de todo o mundo

25/10/2021 07:42

É vantajoso que as crianças possam entender o funcionamento por trás da tecnologia que está presente em diversos aspectos da vida cotidiana, aproveitando a curiosidade infantil como impulso inicial. Nesse aspecto, a lógica computacional abre incontáveis possibilidades no desenvolvimento cognitivo e no exercício da criatividade dos pequenos.

O blog Novos Alunos, do Grupo SEB (Sistema Educacional Brasileiro), mostra como esse conhecimento ajuda a ter uma cultura digital mais aprofundada. Além disso, a computação ajuda a desenvolver o raciocínio, a melhorar a comunicação e a trabalhar a capacidade de resolver problemas. Acompanhe abaixo:

O que é lógica computacional?

Grupo educacional propõe trabalhar a lógica computacional desde a infância
Grupo educacional propõe trabalhar a lógica computacional desde a infância - Cottonbro/Pexels

Os computadores executam tarefas por meio de comandos dados em uma programação. Essa, por sua vez, é feita com linguagens próprias, que funcionam como uma espécie de “idioma”, por meio do qual o programador se comunica com as máquinas. Algumas das mais conhecidas são Python, C e Java Script.

Porém, mais do que dominar essas linguagens, o programador precisa empregar a lógica computacional. A linguagem de programação é “o quê” se diz, mas é necessário aprender “como dizer”. Isso porque os algoritmos e os softwares são escritos com base em argumentos organizados em etapas e com instruções de causas e efeitos.

Em outras palavras, as instruções não são dadas para o computador como nós falamos com uma pessoa — um “preto no branco” —, mas por meio de um modo de pensar próprio, lógico e estruturado. Em síntese, o pensamento computacional obedece às seguintes etapas:

  • decomposição dos problemas em pequenas partes;
  • reconhecimento de padrões e categorização;
  • abstração dos problemas;
  • criação de um algoritmo (sequência de operações) para a resolução de problemas.

Por exemplo, o programador precisa expressar em seu código condições e seus efeitos, como “se acontecer A, faça B, a não ser que haja X, então faça C”. A escrita de um algoritmo é repleta de condições interconectadas, do tipo “se”, “então”, “senão”, “ou” “até que”, “enquanto” etc. Por isso, para programar, é necessário compreender esse tipo de raciocínio.

Como trabalhar esse aprendizado na infância?

As linguagens de programação são baseadas em princípios da lógica
As linguagens de programação são baseadas em princípios da lógica - Fauxel/Pexels

Talvez pareça um pouco complicado, mas a lógica computacional se torna bastante simples depois que entendemos esse modo de pensar. Para as crianças, isso é tarefa fácil; afinal elas têm uma capacidade incrível de assimilar informações novas, ainda mais quando são construídas de forma contextualizada.

Três das formas mais efetivas para esse aprendizado são a gamificação, a robótica e, é claro, o ensino de linguagens de programação. Entenda melhor a seguir.

Gamificação

O uso de games no ensino é uma tendência definitiva, já que favorece o engajamento e a interação. Além disso, é uma boa para os pequenos começarem a pensar de forma lógica, especialmente se forem utilizados jogos e aplicativos de Matemática, já que essa é, por excelência, a área de conhecimento do raciocínio lógico.

Robótica

As aulas de robótica na escola marcam presença nas instituições de ensino mais inovadoras. Isso porque esse tipo de conhecimento é excelente na infância: aguça a curiosidade, melhora o desempenho e prepara os alunos para a sociedade do futuro. A robótica também é bem-vinda na hora de estimular o raciocínio lógico.

Linguagens de programação

Por fim, estudar linguagens de programação é outra boa forma de assimilar a lógica computacional. Afinal, funciona exatamente como a aprendizagem de idiomas: vai muito além de decorar vocabulário. Ao ter contato com essa nova língua, você começa, aos poucos, a pensar de modo diferente.

Quer saber mais sobre a lógica computacional aplicada nas escolas? Acesse o blog Novos Alunos e leia o artigo completo!


Grupo SEB

Além do blog, que trata sobre assuntos como educação bilíngue, período integral, ensino médio, vestibulares e Enem, você pode acompanhar o conteúdo do SEB por meio da página no Facebook , no perfil no Instagram e no canal do Youtube.