Últimas notícias:

Loading...

Entenda o que é alfabetização digital

Crianças precisam aprender a lidar com diversas plataformas do melhor modo

Por: SEB (Sistema Educacional Brasileiro)

O termo alfabetização digital tem ganhado destaque nos últimos anos devido à integração da tecnologia na vida cotidiana. Tal como aprender a ler e a escrever, o domínio de conceitos do mundo digital passou a ser fundamental na educação dos pequenos.

O blog Novos Alunos, do Grupo SEB (Sistema Educacional Brasileiro), explica como é importante integrar a familiaridade das crianças da geração alpha, nascidas a partir de 2010, com as ferramentas tecnológicas aos processos educacionais.

Crédito: Ryutaro TsukataEntenda o que é alfabetização digital

Acompanhe e descubra o que é alfabetização digital e qual é a sua relevância já na primeira infância.

O que é alfabetização digital?

A alfabetização digital se refere à aprendizagem do manuseio das tecnologias desde cedo: as crianças da geração alpha, como falamos, já vivem em um contexto de desenvolvimento acelerado das tecnologias digitais e dos avanços da internet. Dessa forma, elas precisam aprender a lidar com diversas plataformas do melhor modo.

Apesar de muitas crianças já aprenderem a utilizar recursos tecnológicos por meio da observação e intuição, devido à convivência com as pessoas ao seu redor, a alfabetização digital tem o objetivo de ir além do básico. Ela deve indicar formas de otimizar o uso dessas ferramentas para ampliar o aprendizado e o desenvolvimento de competências nos pequenos.

Qual é a importância da alfabetização digital para crianças?

Crédito: Fauxel/PexelsQual é a importância da alfabetização digital para crianças?

Apesar de as crianças já crescerem expostas a diversos sistemas digitais, mídias sociais e recursos tecnológicos, é importante direcioná-las para que o uso dessas ferramentas possa ser mais construtivo. Assim, tais ferramentas poderão contribuir em sua jornada de aprendizagem a longo prazo.

Atualmente, muitos profissionais já sabem o quão necessário é ter mais conhecimento sobre os dispositivos tecnológicos para encontrar melhores oportunidades no mercado de trabalho. A instrução tecnológica é um ótimo caminho para ampliar as possibilidades de forma mais consciente nas crianças. Alguns dos principais benefícios proporcionados pela alfabetização digital, são:

    • interação mais complexa e construtiva com equipamentos tecnológicos;
    • aumento do estímulo para a vontade de aprender;
    • desenvolvimento de competências e habilidades;
    • exercício da memória e do raciocínio lógico;
    • melhoria na qualidade da comunicação;
    • maior autonomia e mais facilidade para tomar decisões;
    • adaptação à modernidade;
    • maior facilidade para obter conhecimentos multidisciplinares;
    • preparação para as profissões do futuro.

Como é possível perceber, a educação do futuro já está batendo na porta das escolas: é preciso ter atenção para entender as novas tendências e colaborar para o desenvolvimento da alfabetização digital na educação infantil, estabelecendo uma boa parceria entre pais e educadores, com o objetivo de impulsionar o aprendizado das crianças, com o apoio dos recursos tecnológicos disponíveis na atualidade.

Quer saber mais sobre a alfabetização digital? Acesse o blog Novos Alunos e leia o artigo completo!


Grupo SEB

Além do blog, que trata sobre assuntos como educação bilíngue, período integral, ensino médio, vestibulares e Enem, você pode acompanhar o conteúdo do SEB por meio da página no Facebook , no perfil no Instagram e no canal do Youtube.