Malala Yousafzai, ganhadora do Nobel, vem ao Brasil pela 1ª vez
A ativista visitará o Brasil e dará palestra sobre educação e os direitos das mulheres
A paquistanesa Malala Yousafzai, 20 anos, uma das mais importantes ativistas na luta pelo direito das mulheres à educação, vem ao Brasil pela primeira vez. A ganhadora do Nobel da Paz vai participar de uma palestra em São Paulo, no dia 9 de julho.
Ela falará com alunos de ONGs e escolas públicas parceiras de um banco. A conversa será mediada pela presidente e fundadora do Instituto Alana, Ana Lúcia Vilella. Temas como educação, leitura, direitos da mulher, vínculo familiar e tolerância serão abordados.
O evento, infelizmente, é fechado e não permitirá a entrada do público geral. No entanto, é possível assistir à palestra pelo Twitter ou Facebook do Itaú Unibanco, pois haverá transmissão ao vivo.
- Malala dá resposta certeira em apresentador do Oscar 2023
- Prêmio Megafone celebra o ativismo e a importância no avanço dos direitos humanos no Brasil
- Os 10 museus mais instagramados do Brasil
- Mulheres sofrem ataques ao defender a democracia no Brasil
Atentado e prêmios
Quando tinha 16 anos, Malala sobreviveu a um atentado dos talibãs simplesmente por querer estudar. Levou um tiro na cabeça quando voltava de ônibus da escola, em outubro de 2012.
Neste mesmo ano, recebeu o Prêmio Internacional da Paz das Crianças, o Prêmio Sakharov de Liberdade de Expressão do Parlamento Europeu e criou o The Malala Fund, uma organização sem fins lucrativos para promover a educação feminina no Paquistão e em outras partes do planeta. Para comemorar seu 18ª aniversário, ela abriu uma escola para garotas refugiadas no Líbano.
Malala vive na cidade de Birmingham, Inglaterra, com sua família. É estudante de filosofia, política e economia na Universidade de Oxford.