5 momentos marcantes em que Malala Yousafzai inspirou o mundo

Por: Redação | Comunicar erro

A paquistanesa Malala Yousafzai, hoje com 21 anos, é uma das mais importantes ativistas na luta pela educação das crianças e pelos direitos das meninas no mundo. Quando tinha 16 anos, Malala sobreviveu a um atentado dos talibãs simplesmente por querer estudar. Ela levou um tiro na cabeça quando estava no ônibus da escola, em outubro de 2012.

Neste mesmo ano, recebeu o Prêmio Internacional da Paz das Crianças, o Prêmio Sakharov de Liberdade de Expressão do Parlamento Europeu e criou o Malala Fund, uma organização sem fins lucrativos para promover a educação feminina no Paquistão e em outras partes do planeta. Em seu 18ª aniversário, ela abriu uma escola para garotas refugiadas no Líbano.

Atualmente, Malala vive na cidade inglesa de Birmingham com sua família e estuda filosofia, política e economia na Universidade de Oxford (EUA). Para mostrar a trajetória de Malala, separamos cinco momentos marcantes em que “a menina que queria ir para a escola” inspirou o mundo com suas palavras:

1. Em 2008, com 11 anos, Malala já tinha começado sua luta pelos direitos da educação quando seu pai a levou à cidade de Peshawar para falar em um clube de imprensa local.

“Como o Talibã se atreve a tirar o meu direito básico à educação?”, disse ao grupo, de acordo com o jornal Toronto Star.

2. Em uma entrevista ao “The Daily Show”, com Jon Stewart, quando ela contou o que diria a um membro do Talibã se alguma vez o visse cara a cara.

“Eu diria a ele como a educação é importante e que eu iria mesmo querer educação para os seus filhos também. Isso é o que eu quero dizer. Agora faça o que quiser.”

3. Em seu discurso arrebatador na Organização das Nações Unidas (ONU) em defesa da educação, em 2013.

“Vamos pegar nossos livros e canetas”, disse ela. “Eles são nossas armas mais poderosas. Uma criança, um professor, um livro e uma caneta podem mudar o mundo. Educação é a solução.”

4. Quando foi a pessoa mais jovem a ganhar o Prêmio Nobel da Paz, em 2014, e discursou durante a cerimônia em Oslo, na Noruega.

“Este prêmio não é só meu. É das crianças esquecidas que querem educação. É das crianças assustadas que querem a paz. É das crianças sem direito à expressão que querem mudanças.”

5 . Em uma entrevista com a atriz Emma Watson, embaixadora da Boa Vontade da ONU Mulheres, em que se declarou feminista.

“Então, eu sou uma feminista e todos nós deveríamos ser feministas, porque feminismo é uma outra palavra para igualdade.”

Para conhecer mais sobre a história da ativista, o documentária “Malala” (2015) está disponível na Netflix.

1 / 8
1
02:09
Maioria reprova mudanças para o trânsito propostas por Bolsonaro
De acordo com uma pesquisa Datafolha, divulgada neste domingo, dia 14, a maioria da população reprova o projeto de lei …
2
02:00
Jair Bolsonaro volta a defender filho Eduardo na embaixada nos EUA
Alvo de críticas desde a última semana por indicar Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) para a embaixada do Brasil nos Estados Unidos, …
3
04:13
Eduardo Bolsonaro ganha bolsa embaixada de seu pai
O presidente Jair Bolsonaro disse em entrevista que pretende indicar seu filho, o deputado federal Eduardo Bolsonaro, como embaixador do …
4
06:27
Previdência: entenda como pode ficar a sua aposentadoria
A Câmara dos Deputados aprovou com 379 votos o texto-base da reforma da Previdência. No entanto, a proposta ainda pode …
5
01:58
Desastre na Bahia: Barragem se rompe e moradores deixam suas casas
Uma barragem se rompeu na cidade de Pedro Alexandre, a 435 quilômetros de Salvador, na Bahia, na manhã desta quinta-feira, …
6
16:59
Glenn no Senado: confira os principais momentos do depoimento
O jornalista Glenn Greenwald, editor do portal The Intercept Brasil, foi ao Senado prestar esclarecimento sobre o vazamento das mensagens …
7
03:14
Dimenstein: Por que eu defendo a reforma da previdência?
A Câmara aprovou nesta quarta-feira, 10, o texto principal da reforma da Previdência. O placar foi de 379 votos a …
8
03:22
Dimenstein: por que eu defendo Tabata Amaral?
Em meio à polêmica envolvendo a votação pela reforma da Previdência, que aconteceu nesta quarta-feira, 10, no plenário da Câmara, …