MEC oferece 200 cursos gratuitos EaD com certificado; veja
Como não há limite de vagas, as inscrições podem ser feitas a qualquer momento
O Ministério da Educação (MEC) disponibiliza, por meio da plataforma “Aprenda Mais“, oferece cerca de 200 cursos gratuitos em diversas áreas.
Totalmente online, os cursos não têm acompanhamento de professores ou aulas ao vivo, o que dá liberdade para que os alunos possam acompanhar os conteúdos em qualquer ritmo com o auxílio de vídeos e textos.
As capacitações são voltadas para profissionais das áreas, estudantes de ensino médio e superior. Os cursos têm carga horária que varia entre 20 e 60 horas e oferecem certificado ao final, caso atinja o aproveitamento necessário para aprovação.
Como são cursos livres, classificados como formação inicial ou continuada, os certificados não são reconhecidos pelo MEC.
Veja como se inscrever nos cursos gratuitos
Para se inscrever, é necessário que o interessado realize uma inscrição na plataforma “Aprenda Mais” para ter acesso aos conteúdos.
Após entrar na página inicial, o aluno pode clicar em uma das áreas de conhecimento em que tem interesse e depois em “criar uma conta”. Depois, realizar o preenchimento das informações e criar uma senha para acesso.
Como não há limite de vagas, as inscrições para os cursos gratuitos online podem ser feitas a qualquer momento.
Áreas de aprendizagem
- Ambiente e saúde;
- Informação e comunicação;
- Ciências exatas;
- Ciências humanas;
- Desenvolvimento educacional e social;
- Gestão e negócios;
- Idiomas, línguas e literatura;
- Informação e comunicação;
- Produção alimentícia;
- Produção cultural e design;
- Recursos naturais;
- Segurança;
- Turismo, hospitalidade e lazer.
Tecnologias digitais
O MEC também oferece curso gratuito online na área de tecnologias digitais. São oferecidas 10 mil vagas –duas turmas com 5 mil vagas em cada. A capacitação é via plataforma AVAMEC tem início imediato (acesse aqui).
A capacitação é autoinstrucional e todas as atividades na modalidade a distância são assíncronas (sem encontros presenciais ou virtuais).
As atividades valorizam a autonomia do estudante, uma vez que ele é o responsável por estabelecer a sua própria rotina de estudos, podendo realizar o curso a qualquer hora e em qualquer local, desde que tenha acesso à internet.