ONG oferece bolsas de estudo a refugiados no Brasil
Serão 18 vagas em quatro universidades brasileiras, nas modalidades presencial ou online
A ONG Refúgio 343 abriu inscrições para o Programa de Bolsas Integrais de Ensino Superior 2024. A iniciativa é destinada a refugiados e migrantes residentes no Brasil.
Os candidatos poderão escolher um dos 23 cursos de graduação presenciais ou 38 cursos de graduação Educação a Distância (EaD) oferecidos. O prazo para inscrição vai é até as 23h59 do dia 7 de janeiro de 2024 (acesse aqui).
O programa é uma parceria da ONG Refúgio 343 com a Faculdade Arnaldo, Centro Universitário do Sul de Minas (Unis), Centro Universitário Facens (Facens) e ENIAC – Centro Universitário de Excelência.
Bolsas de estudos para refugiados no Brasil
No total, serão oferecidas 18 bolsas integrais em cursos de graduação, com duração de até 4 anos. A seleção dos candidatos será realizada pelo Refúgio 343, a partir de uma pontuação de zero a 100, considerando requisitos fundamentais, como:
- ser maior de 18 anos;
- ter concluído o Ensino Médio ou correlato no país de origem ou no Brasil;
- estar com documentação regular;
- nível de fluência e/ou compreensão da língua portuguesa;
- tempo de residência no Brasil (de acordo com a data da emissão da documentação).
Os candidatos aprovados serão convocados para elaborar uma redação (etapa decisiva) de maneira remota. O resultado final será divulgado no dia 15 de janeiro de 2024, nas redes sociais da ONG Refúgio 343 e das universidades parceiras.
Distribuição das vagas
Cada parceiro destinou um número específico de vagas. Serão seis bolsas para Faculdade Arnaldo; duas para o Unis, cinco para a Facens e outras 5 vagas para o ENIAC.
Os candidatos precisam ter atenção às modalidades de ensino do curso escolhido, porque alguns são 100% presenciais e outros são a distância.
ONG Refúgio 343
Há dois anos, o Refúgio 343 tem desenvolvido o programa com as universidades privadas.
O primeiro processo ocorreu em 2021, com a oferta de cinco bolsas para o curso de Marketing, da Faculdade Arnaldo, em Belo Horizonte.
No ano seguinte, a mesma instituição ofereceu mais seis bolsas integrais para os cursos de Marketing, Educação Física e Gestão Financeira.
Neste ano, o Centro Universitário do Sul de Minas (Unis), o Centro Universitário Facens, em Sorocaba e o ENIAC – Centro Universitário de Excelência, em Guarulhos, também passaram a apoiar a iniciativa, com a oferta total de 18 bolsas, para cursos de humanas e exatas.