Na Alemanha, estudantes prejudicados com a pandemia recebem auxílio financeiro
A ajuda mensal do governo alemão pode chegar até 500 euros, cerca 2.900 reais
Estudantes universitários alemães e estrangeiros que, por conta da pandemia do novo coronavírus, foram impedidos de trabalhar poderão solicitar do governo federal um auxílio financeiro de até 500 euros mensais (cerca de 2.900 reais).
“É nossa função ajudar”, disse a ministra da Educação, Anja Karliczek, segundo reportagem da emissora Deutsche Welle. A ajuda começou a ser oferecida a partir da última terça-feira, 15.
De acordo com levantamento da Rede Alemã de Estudantes (DSW, na sigla em alemão), ao menos dois terços dos alunos do ensino superior trabalham para financiar seus estudos em instituições alemãs. Com a crise, muitos deles ficaram desempregados — e chegaram a protestar em diversas cidades por causa da situação.
- Entenda os sintomas da pressão alta e evite problemas cardíacos
- USP abre vagas em 16 cursos gratuitos de ‘intercâmbio’
- Psoríase: estudo revela novo possível fator causal da doença de pele
- Escovar os dentes ajuda a prevenir grave doença, revela Harvard
O auxílio financeiro será concedido a estudantes alemães e estrangeiros, sem restrição de idade e do semestre cursado. “O critério decisivo é a situação de emergência individual e aguda causada pela pandemia”, afirmou Karliczek. Quem tiver mais de 500 euros na conta, não terá direito ao auxílio, apenas os que tiverem saldo inferior a 100 euros.
Importante ressaltar que os valores recebidos não precisarão ser devolvidos no futuro. Para esta ação emergencial o governo alemão disponibilizou um orçamento de 100 milhões de euros.