Confira 7 videoaulas gratuitas sobre grandes pensadores negros

O material exalta nomes ligados ao cenário cultural brasileiro e está disponível gratuitamente no YouTube

Por: Redação

O Brasil é um país rico culturalmente, porém, parte da riqueza não chega para todos os públicos, principalmente quando os produtores de grandes obras são negros. Há quem não conheça nomes importantes da literatura, educação, entre outras áreas,e é por isso que instituições socioculturais de peso devem atuando para “reparar” a desigualdade na valorização de pensadores afrodescendentes.

O Centro de Pesquisa e Formação do Sesc iniciou uma série com sete vídeos em seu canal no YouTube destacando pesquisadores e intelectuais negros. O projeto “Intérpretes Negras (os) do Brasil” destaca figuras renomadas como Lélia Gonzales, Luiz Gama e Milton Santos por meio de videoaulas narradas por outros nomes familiarizados com a cultura. Cada episódio gira entre 15 e 25 minutos de duração.

Milton Santos
Crédito: ReproduçãoO premiado geógrafo Milton Santos e antropóloga brasileira Lélia Gonzalez são dois dos nomes que ganharam destaque no projeto

“Tais pensadores são frequentemente relegados a marginalidade acadêmica ou confinados aos estudos afro-brasileiros num processo de dissociação entre suas reflexões e a realidade brasileira de forma mais ampla”, aponta a descrição oficial do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc.

Agora que você já sabe que os vídeos estão disponíveis no YouTube, vem conhecer esse grupo seleto: